Até a década de 1960, a Sociologia refletiu sobre as instân...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1885343 Sociologia
Até a década de 1960, a Sociologia refletiu sobre as instâncias família e escola, sobretudo, como duas instituições separadas. Não antagônicas, é claro, mas cada uma delas com sua função e com seus papéis complementares na formação e na socialização dos indivíduos. De um lado, a família, como espaço de afeto, espaço privado responsável por um patrimônio e uma herança cultural. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:

I. É importante considerar que essas afirmações levam a outras contribuições, como quando define o processo de desinstitucionalização como um modo de produção dos indivíduos nas sociedades contemporâneas.
II. A particularidade do processo de socialização contemporâneo, de outro, a escola, como espaço público de formação, de educação moral, social e profissional dos indivíduos, instituições de socialização, coerentes e em perfeita sintonia com seu público, ambas investem em um projeto integrado, voltado para o desenvolvimento da ordem do sistema social.
III. No entanto, a partir de meados do século passado nos países desenvolvidos ocidentais e capitalistas, e notadamente a partir da década de 1970 no Brasil, com o crescimento de um mercado de bens simbólicos, podemos visualizar outra configuração sociocultural.
IV. Em poucos anos, a sociedade brasileira viu-se imersa em uma realidade cultural desconhecida até então. Surge timidamente, mas aos poucos se consolida, um mercado difusor de informações e de entretenimento com um forte caráter socializador.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas