O JavaServer Pages (JSP), extensão da tecnologia Servlet...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q492518 Programação
O JavaServer Pages (JSP), extensão da tecnologia Servlet, é um documento convertido pelo container JSP em uma servlet. Com o crescimento da web, as tecnologias de programação para esse ambiente também evoluem. Para que os programadores web possam desenvolver conteúdos dinâmicos com a reutilização de componentes predefinidos com interação de componentes que utilizam script do lado do servidor, essas ações são permitidas com a utilização de JSP. O JavaServer Faces (JSF) é um framework de aplicativo web que simplifica o design da interface com o usuário de um aplicativo, separando ainda mais a apresentação de um aplicativo web da sua lógica de negócio. Acerca das tecnologias JSP e JSF, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra C, que afirma que o atributo webuijsf:staticText do elemento jsf:directive.page especifica o tipo de MIME (text/html) e o conjunto de caracteres (UTF-8) que a página utiliza. Esta afirmação é incorreta porque o elemento jsf:directive.page não existe dentro do contexto do JavaServer Faces (JSF), e o JSF não utiliza o atributo webuijsf:staticText para especificar o tipo de MIME ou o conjunto de caracteres.

Para entender o erro na alternativa C, é importante saber que JSF é um framework orientado a componentes para a construção da interface de usuário de aplicações web em Java. Ele oferece um modelo baseado em componentes que podem ser associados a dados e manipuladores de eventos no lado do servidor. Ao contrário do que é sugerido na alternativa, elementos como o tipo de MIME e o conjunto de caracteres são tipicamente especificados no arquivo de configuração web.xml para a aplicação toda ou diretamente nas páginas JSP ou HTML quando necessário.

Em contraste às outras alternativas:

  • A alternativa A sugere que todos os JSPs devem conter um elemento jsp:root, o que é uma confusão com documentos JSPX (JSP em formato XML), onde este elemento é necessário para definir a raiz do documento JSP.
  • A alternativa B está correta em afirmar que a Expression Language (EL) do JSF permite vincular propriedades de JavaBeans a componentes da interface de usuário em páginas JSP.
  • A alternativa D está correta ao sugerir que os elementos JSP são traduzidos pelo servidor de aplicativos em elementos XHTML e código JavaScript, o que permite a renderização das páginas pelo navegador.

Portanto, a alternativa C é a única que apresenta uma afirmação incorreta sobre as tecnologias JSP e JSF, fazendo dela a resposta certa para a questão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O JSP permite gerar qualquer conteúdo, especialmente HTML mas pode gerar binário também. Se a letra D falasse em HTML+Javascript até dava pra aceitar, mas XHTML?

 

Quer dizer que JSP só gera XHTML e Javascript? Ou ainda sua principal função seria essa? Alguém ainda desenvolve em Web usando XHTML?

 

XHTML foi a tentativa de fazer um HTML que é ao mesmo tempo um XML válido. Isso teria como principal vantagem a facilidade do parsing, e isso ajudaria muito os dispositivos móveis que lá pro começo da década de 2000 tinham baixo poder de processamento.

 

 

 

O gabarito é a letra C, mas não encontrei nenhuma fonte para explicar. 

A a) também está errada, pois não são todas as páginas JSP que precisam do jsp:root, mas sim todas as páginas que empregam a sintaxe XML.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo