Sobre a atuação do psicólogo no SUAS (Sistema Único de Ass...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1277831 Psicologia
Sobre a atuação do psicólogo no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), especificamente na Proteção Social Básica de Assistência Social, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno!

Vamos discutir a questão sobre a atuação do psicólogo no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), especificamente na Proteção Social Básica de Assistência Social.

A alternativa correta é a Alternativa B. Agora, vamos entender por quê.

Alternativa B: "A Gestão Territorial é uma das atividades a serem realizadas pelo CRAS. Os psicólogos devem contribuir com os conhecimentos da Psicologia e com a consecução dos objetivos previstos para a Proteção Social Básica."

Essa alternativa é correta porque, na Proteção Social Básica, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é responsável por diversas atividades, incluindo a Gestão Territorial. Os psicólogos atuam como parte essencial da equipe, utilizando seus conhecimentos para ajudar a atingir os objetivos dessa proteção, que são voltados para a prevenção de situações de risco e para a promoção da qualidade de vida dos indivíduos e suas famílias.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: "Na Proteção Social Básica da Assistência Social (PSB), o psicólogo deve atuar de maneira emergencial, compensatória e focalizada."

Essa alternativa está incorreta porque a atuação na Proteção Social Básica é preventiva e proativa, voltada para a prevenção de riscos sociais e a promoção de vínculos comunitários, ao invés de ser emergencial e focalizada.

Alternativa C: "A escuta qualificada (ativa) e a leitura de fatores subjetivos e objetivos de risco pessoal e/ou social só podem ser realizadas por profissionais da Proteção Social Especial, de média ou alta complexidade."

Essa afirmação está incorreta porque a escuta qualificada e a leitura de fatores subjetivos e objetivos de risco são práticas também realizadas na Proteção Social Básica, especialmente pelos psicólogos que atuam no CRAS.

Alternativa D: "Uma família atendida pelo profissional psicólogo na Proteção Social Básica deve ser atendida exclusivamente neste espaço, pois já está referenciada nesta unidade ao SUAS."

Essa alternativa está errada porque a atuação do psicólogo e a assistência social são integradas e intersetoriais. As famílias podem ser encaminhadas para outros serviços e unidades quando necessário, garantindo um atendimento mais completo e eficaz.

Alternativa E: "O profissional psicólogo é prescindível como parte da equipe de referência na Atenção Social Básica e obrigatório na composição das equipes da Atenção Social Especial."

Esta afirmação está incorreta. Os psicólogos são essenciais na equipe de referência da Proteção Social Básica, pois desempenham um papel fundamental na promoção do bem-estar e prevenção de riscos sociais. Eles também são importantes na Proteção Social Especial, mas sua presença na Básica não é prescindível.

Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas sobre a atuação dos psicólogos no SUAS, especificamente na Proteção Social Básica!

Qualquer outra dúvida, estou à disposição para ajudar. Bons estudos!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta letra B

Na Proteção Social Básica da Assistência Social (PSB), o psicólogo deve atuar de maneira emergencial, compensatória e focalizada.

B

A Gestão Territorial é uma das atividades a serem realizadas pelo CRAS. Os psicólogos devem contribuir com os conhecimentos da Psicologia e com a consecução dos objetivos previstos para a Proteção Social Básica.(GABARITO)

C

A escuta qualificada (ativa) e a leitura de fatores subjetivos e objetivos de risco pessoal e/ou social só podem ser realizadas por profissionais da Proteção Social Especial, de média ou alta complexidade.

D

Uma família atendida pelo profissional psicólogo na Proteção Social Básica deve ser atendida exclusivamente neste espaço, pois já está referenciada nesta unidade ao SUAS.

E

O profissional psicólogo é prescindível como parte da equipe de referência na Atenção Social Básica e obrigatório na composição das equipes da Atenção Social Especial.

A resposta encontramos na NOTA TÉCNICA COM PARÂMETROS PARA ATUAÇÃO DAS (OS) PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA NO ÂMBITO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS)/ 2016.

No capítulo: IV. Proteção Social Básica de Assistência Social

Item: 28) Gestão Territorial é uma das atividades a ser realizada pela equipe do CRAS e pode ser materializada por meio da Articulação Intersetorial no Território. A psicóloga e o psicólogo devem contribuir com os conhecimentos da Psicologia e com a consecução dos objetivos previstos para a Proteção Social Básica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo