A concessão de alvará de funcionamento constitui ato adminis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q313415 Direito Administrativo
Imagem 004.jpg

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A concessão de alvará de funcionamento constitui ato administrativo discricionário, razão por que tal ato somente pode ser anulado por autoridade administrativa.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pelo Poder Judiciário também, desde que provocado.
Alternativa ERRADA
Acredito também estar errada a afirmação que alvará é ato discricionário.
Maria Sylvia Zanella Di Pietro
, para a qual "Alvará é o instrumento pelo qual a Administrativa Pública confere licença ou autorização para a prática de ato ou exercício de atividade sujeitos ao poder de polícia do Estado. Mais resumidamente, o alvará é o instrumento de licença ou da autorização. Ele é a forma, o revestimento exterior do ato; a licença e a autorização são o conteúdo do ato".

Atos negociais a) licença:constitui ato administrativo unilateral, declaratório e vinculado que libera, a todos que preencham os requisitos legais, o desempenho de atividades em princípio vedadas pela lei. Trata-se de manifestação do poder de polícia administrativo desbloqueando atividades cujo exercício depende de autorização da Administração. Exemplo: licença para construir; ATENÇÃO: Exceção à regra, a licença ambientalé ato discricionário. b) autorização:ato unilateral, discricionário, constitutivo e precário expedido para a realização de serviços ou a utilização de bens públicos no interesse predominante do particular. Exemplos: porte de arma, mesas de bar em calçadas e autorização para exploração de jazida mineral. Portanto, o alvará pode ser discricionário ou vinculado.
ERRADO

O poder de polícia preventivo é aquele exercido através da edição de normas condicionadoras do gozo de bens ou do exercício de direitos e atividades individuais, a exemplo da outorga de ALVARÁS  aos particulares que cumpram as condições e requisitos para o uso da propriedade e exercício das atividades que devem ser policiadas.

Os professores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino esclarecem que o alvará pode ser de licença ou autorização:

Ø  Licença: é o ATO VINCULADO e definitivo pelo qual a Administração reconhece que o particular detentor de um direito subjetivo preenche as condições para seu gozo. Assim as licenças dizem respeito a direitos individuais, como o exercício de uma profissão ou a construção de um edifício em terreno do administrado, e não podem podem ser negadas quando o requerente satisfaça os requisitos legais para a sua obtenção.
 
Ø  Autorização: é ATO DISCRICIONÁRIO  em que predomina o interesse do particular. É, por isso, ato precário, não existindo direito subjetivo para o administrado relativamente à obtenção ou manutenção da autorização, a qual pode ser simplesmente negada ou revogada, mesmo que o pretendente satisfaça as exigências administrativas. São exemplos de atividades autorizadas o uso especial de bem público, o trânsito pode determinados locais etc.
 
Portanto, é errado dizer que a concessão de alvará constitui um ato administrativo discricionário apenas. Pois, o alvará é dividido em licença e autorização, enquanto a licença é um ato vinculado, a autorização caracteriza-se por ser um ato discricionário. E, sendo assim, dependendo do seu tipo o alvará pode ser tanto anulado quanto revogado.
Licença - Vinculado. Uma vez que o particular tenha preenchido todos os requisitos em lei, deve recebê-la.
Anular Atos Adm-  Pela Adm Pública ou pelo judiciário. Anulam-se atos ilegais.  
Mais exemplos de Atos Negociais:
  • Licença;
  • Autorização;
  • Permissão;
  • O visto;
  • Aprovação;
  • A Homologação;
  • A dispensa;
  • A Renúncia;
  • Protocolo administrativo;
  • Alvará.
São atos ( e não contratos).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo