É compromisso ético-político do psicólogo na Assistência So...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1277852 Psicologia
É compromisso ético-político do psicólogo na Assistência Social
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

A questão aborda o compromisso ético-político do psicólogo na Assistência Social, destacando os princípios e práticas que orientam sua atuação nessa área. Para responder corretamente, é necessário compreender os valores e diretrizes que guiam o trabalho do psicólogo no contexto das políticas públicas de Assistência Social.

Vamos analisar a alternativa correta e as incorretas:

Alternativa A: "Visar ao enfrentamento e à superação das vulnerabilidades, investindo na apropriação do lugar de protagonista na conquista e afirmação de direitos."

Essa alternativa está correta porque reflete os princípios fundamentais do trabalho do psicólogo na Assistência Social. O psicólogo deve focar na superação das vulnerabilidades e promover a apropriação de direitos, fortalecendo o protagonismo dos indivíduos e comunidades. Este enfoque está alinhado com a ética profissional e as políticas públicas que buscam a inclusão social e a promoção de direitos.

Alternativa B: "Dar resposta ao poder público sobre as demandas apresentadas, com base nas políticas públicas da Assistência Social, sendo cada vez mais independente do papel filantrópico e da solidariedade social do setor privado."

Essa alternativa está incorreta porque, embora a resposta a demandas do poder público seja parte do trabalho do psicólogo, não se deve focar na independência do setor privado. A atuação deve ser colaborativa, integrando diferentes setores, inclusive o privado e o filantrópico, para uma rede de suporte mais ampla e eficaz.

Alternativa C: "Compreender o sujeito e a comunidade em sua forma fragmentada e única, visando ao enfrentamento, naturalização da violação de direitos e contradições sociais."

Essa alternativa está incorreta porque, embora a compreensão do sujeito e da comunidade seja essencial, não se deve naturalizar a violação de direitos. Pelo contrário, o objetivo do psicólogo é justamente combater essas violações e contradições sociais.

Alternativa D: "Manter o processo assistencial e tutelar para que o usuário se aproprie de seus direitos."

Essa alternativa está incorreta porque o objetivo não é manter um processo assistencial e tutelar. O foco deve ser na autonomia e no empoderamento dos indivíduos, evitando a tutela e promovendo a emancipação e autoconfiança dos usuários.

Alternativa E: "Reconhecer-se dentro do trabalho em rede, capilarizado, articulado, visando ao atendimento às necessidades ocasionais da realidade local."

Embora a articulação em rede seja importante, essa alternativa está incorreta porque não aborda diretamente o enfrentamento e a superação das vulnerabilidades, que são aspectos centrais do compromisso ético-político do psicólogo na Assistência Social.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

eu vou te falar uma coisa, fazer questões de psicologia te da depressão. vc aprende uma coisa , trabalha com aquilo ha anos e a prova te mostra o contrario. ta perguntando ai a função do psicologo, o compromisso do profissional psicologo. No suas o protagonismo é do usuário, o trabalho do psicologo é enxergar potencialidades, promover entendimento e incentivar e dar voz as pessoas, o protagonismo nunca é do profissional

Leandro, pensei exatamente a mesma coisa.

Leandro de Almeida e Kaline, é necessário estar atentos ao comando da questão, nessa questão se pede o COMPROMISSO ÉTICO e não a função do psicólogo. Essa questão recortou uma parte do que está escrito na referência técnica de atuação do psicólogo no SUAS/CRAS - CREPOP, e nesse sentido pode gerar confusão, pois o problema do recorte é que há um contexto que não foi levado em conta, nele podemos entender que o autor diz que todos nós somos protagonistas na conquista e afirmação de direitos e não quis dizer que somos protagonistas na vida do usuário. Segue o parágrafo completo do qual foi retirado a questão,

"Este é o nosso compromisso ético-político, cada vez mais

implicado com a produção de bem-estar bio-psicossocial, cada

vez mais comprometido com a promoção da vida. Propor, a partir

das nossas intervenções, atravessar o cotidiano de desigualdades

e violências a estas populações, visando o enfrentamento e

superação das vulnerabilidades, investindo na apropriação, por

todos nós, do lugar de protagonista na conquista e afirmação de

direitos.

Temos compromisso com a autonomia dos sujeitos, com a

crença no potencial dos moradores e das famílias das populações

referenciadas pelos CRAS, para que rompam com o processo

de exclusão/marginalização, assistencialismo e tutela. É

fundamental a apropriação do lugar de protagonista na conquista

e afirmação de direitos, para que possamos trabalhar com essa

perspectiva. Para uma atuação ética e política, compreendemos

ser imprescindível a identificação e apropriação da atuação,

enquanto profissional, e crença no que se faz, mesmo diante de

adversidades e desafios inerentes a ela. Isso contribui para um

protagonismo de fato, capaz de fomentar, em outros, a construção

de autonomias e a geração de outros protagonistas."

Nem de longe eu pensei em marcar a alternativa A, meu pensamento concorda com oque o Leandro falou e acredito que somente acertou essa quem leu ou já tinha conhecimento sobre referência técnica de atuação do psicólogo no SUAS/CRAS como a colega abaixo citou.

Para não assinantes: GABARITO A

Necessidades NÃO ocasionais... Só restou letra A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo