As fases da história política da Mesopotâmia didaticamente s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883631 História
As fases da história política da Mesopotâmia didaticamente são dividida em três grandes momentos; portanto, assinale a alternativa que representa a fase reconhecida pela historiografia como um período fortemente militarizado e expansionista.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - Assírio. Durante a fase assíria da história da Mesopotâmia, houve um notável período de militarização e expansão territorial. Este estado, conhecido pela sua eficiência militar e pela implacabilidade com a qual tratava os povos conquistados, deixou uma marca definitiva na região.

Para contrastar com as demais alternativas:

  • O período Arcaico é caracterizado pelos primeiros desenvolvimentos urbanos e o surgimento das cidades-estado.
  • A fase Babilônico é notável principalmente pelo grande império construído sob o código de Hamurábi, com avanços significativos em leis e organização social.
  • O período Acádio viu a ascensão do primeiro império mesopotâmico sob Sargão, o Grande, mas não era tão militarizado quanto o assírio.
  • Por fim, o termo Segundo Império pode se referir a diferentes contextos em várias regiões e épocas históricas e não é específico o suficiente para a Mesopotâmia.

Portanto, a fase assíria é a que melhor representa a militarização e o expansionismo na história da Mesopotâmia.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os assírios são tipo os "espartanos" da Mesopotâmia, um povo militarizado hierarquicamente. Era considerado, no período de sua expansão e conquista, como o exército mais forte até então.

Tirado do Wikipédia:

"Ao longo de sua história, o poder da Assíria dependeu quase que inteiramente de sua força militar. O rei era o comandante-chefe do exército e dirigia suas campanhas. Embora em teoria fosse monarca absoluto, na realidade os nobres e cortesãos que o rodeavam, assim como os governadores que nomeava para administrar as terras conquistadas, tomavam frequentemente decisões em seu nome. As ambições e intrigas foram uma ameaça constante para a vida do governante assírio. Essa debilidade central na organização e na administração do Império Assírio foi uma das responsáveis por sua desintegração e colapso"

Gabarito D

Assirio é uma fase? Assírio é um povo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo