Considere as seguintes afirmações sobre a linguagem UML. I...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1394681 Engenharia de Software

Considere as seguintes afirmações sobre a linguagem UML.


I. O comportamento de um objeto em determinado instante frequentemente depende do estado do objeto. Uma forma de modelar o comportamento de um objeto é o uso de um diagrama de estado, que modela os estados de um objeto, as ações executadas dependendo daqueles estados e as transições entre os estados do objeto.

II. Em contraste com o diagrama de classe e o diagrama de sequência, que mostram a estrutura estática de um componente de software, o diagrama de distribuição é utilizado para indicar as comunicações dinâmicas entre objetos durante a execução de uma tarefa.

III. Num diagrama de sequência, pode-se mostrar a destruição de um objeto com um X grande no fim da linha de vida do objeto. Outros objetos podem destruir um objeto e, nesse caso, uma seta aponta do outro objeto para o X.


Quais estão corretas?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Apenas I e III.

A questão em análise aborda a modelagem de sistemas utilizando a linguagem UML (Unified Modeling Language), uma ferramenta padrão para a representação de estruturas e comportamentos de sistemas de software. A capacidade de discernir entre os diferentes diagramas da UML é crucial para aplicar corretamente esta linguagem na engenharia de software.

A Afirmativa I está correta e descreve adequadamente o uso do diagrama de estado na UML. Esta assertiva ressalta que o comportamento de um objeto depende do seu estado e os diagramas de estado são utilizados para modelar precisamente essas mudanças de estado, transições e ações correspondentes.

A Afirmativa II está incorreta. O erro está na descrição do diagrama de distribuição. Este diagrama na realidade é utilizado para representar a distribuição física dos componentes em diferentes nós de processamento, e não as comunicações dinâmicas entre objetos. Para mostrar comunicações dinâmicas, utiliza-se o diagrama de sequência ou o diagrama de comunicação.

A Afirmativa III está correta. O diagrama de sequência é um dos diagramas de interação da UML e permite modelar a interação entre objetos ao longo do tempo. A destruição de um objeto é de fato representada por um X no fim da linha de vida do objeto, e setas podem indicar que um objeto é responsável pela destruição de outro.

Portanto, as afirmativas I e III estão corretas, e a II está errada, levando à conclusão de que a alternativa C é a resposta correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

II - Há 2 erros:

1 - Diagrama de Sequência não é estático. 

2 - O diagrama usado para indicar comunicações dinâmicas entre objetos é o Diagrama de Sequência

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo