Direito de ter direitosÉ muito importante entender bem o que...
Gilberto Dimenstein. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. São Paulo, Ática, 2001, p. 29-30.
No trecho: “Nessa época, o voto era um privilégio: só podia votar quem tivesse dinheiro.” A relação de sentido estabelecida pelo termo em destaque é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar essa questão, que trata das funções morfossintáticas da palavra "só". Essa análise é fundamental, pois a palavra "só" pode assumir diferentes papéis dentro das frases, impactando diretamente o sentido do que está sendo comunicado.
No trecho citado: “Nessa época, o voto era um privilégio: só podia votar quem tivesse dinheiro.”, a palavra em destaque exerce uma função muito específica.
Alternativa Correta: D - restrição de uma ideia em relação a outra
A palavra "só" está cumprindo a função de restrição. Ela limita o grupo de pessoas que podia votar àquelas que tinham dinheiro. Ou seja, não eram todas as pessoas que tinham esse direito, mas somente aquelas que atendiam a esse critério financeiro. Trata-se de um uso restritivo que é comum em contextos onde se quer especificar ou delimitar um grupo ou situação.
Agora vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - consequência provocada por uma causa: A relação de consequência não é estabelecida com a palavra "só". Se fosse uma consequência, esperaríamos uma conjunção ou expressão que indicasse essa relação, como "portanto" ou "assim".
B - comparação entre duas ideias: Não há elementos no trecho que indiquem uma comparação entre ideias. A palavra "só" não sugere comparação, mas sim exclusão.
C - oposição entre ideias: A oposição entre ideias também não é representada por "só". Se houvesse oposição, esperaríamos palavras como "mas" ou "entretanto" para marcar tal relação.
E - N. D. A.: Considerando que a alternativa D está correta ao estabelecer uma relação de restrição, a opção "Nenhuma das alternativas" não se aplica.
Para questões como essa, é importante prestar atenção aos contextos e funções específicas das palavras. Palavras como "só", "apenas", "somente" geralmente indicam exclusividade ou restrição e podem ser facilmente confundidas com outros tipos de relações dentro de um texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab: D
O gabarito mais coerente seria a letra A:
quem tivesse dinheiro =causa
poderia votar = privilégio do voto como consequência
.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo