No que concerne ao flúor, julgue o próximo item.Inibir a des...
No que concerne ao flúor, julgue o próximo item.
Inibir a desmineralização, ativar a remineralização, diminuir a
velocidade de perda mineral e exercer efeito direto sobre o
biofilme e os açúcares são mecanismos de ação do flúor.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O que exerce efeito direto sobre o biofilme bacteriano é a desorganização dessa placa bacteriana por meio da escovação.
GABARITO : ERRADO
O mecanismo de ação do flúor na prevenção e tratamento da cárie se baseia em proporcionar maior resistência ao esmalte dentário através de uma maior formação de fluorapatita na superfície dos dentes, substância capaz de reduzir a desmineralização, promover a remineralização, e inibir o metabolismo bacteriano. (não interfere na formação de placa dentária, isto é, sem efeito direto sobre o biofilme bacteriano, e também não interfere na transformação de açucares em ácido)
Mais uma vez errando a questão :(
- O mecanismo de ação do flúor na prevenção e tratamento da cárie se baseia em proporcionar maior resistência ao esmalte dentário através de uma maior formação de fluorapatita na superfície dos dentes, substância capaz de reduzir a desmineralização, promover a remineralização, e inibir o metabolismo bacteriano.
(Artigo: Uso de flúor como prevenção e tratamento para a cárie: revisão de literatura, 2022)
- Na concentração em que é usado nos dentifrícios (1000 a 1500 ppm), o mecanismo de ação do fluoreto no controle da cárie baseia-se no seu efeito físico-químico, reduzindo a desmineralização e potencializando a remineralização pela saliva das superfícies dentárias hígidas.
- Nas lesões iniciais, visíveis (mancha branca) ou não (estágio subclínico), o dentifrício fluoretado atua ajudando a saliva a remineralizar o esmalte-dentina desmineralizados. Assim, o tempo para progressão das lesões é bastante aumentado.
- Após o uso de bochecho fluoretado, há tanto o aumento da retenção do fluoreto na saliva e no biofilme residual (mecanismo similar ao fluoreto nos dentifrícios), quanto a formação de produtos de reação (tipo “CaF2 ”) com o esmalte e a dentina limpos.
- A formação dos depósitos do tipo CaF2 é maior na dentina do que no esmalte e maior nos tecidos desmineralizados (mais porosos) do que no esmalte ou dentina hígidos.
- Quanto maior a concentração de fluoreto nos produtos, mais é favorecida a formação do “CaF2”. Esses depósitos funcionarão como um reservatório (liberando cálcio e fluoreto no meio) e como proteção contra os ácidos de origem não bacteriana (principalmente se associado ao estanho, que forma uma camada de depósitos mais resistentes e também pode ser incorporado à superfície dentária, diminuindo a desmineralização por desafios posteriores).
(Manual com perguntas e respostas - Prescrição de Produtos de Higiene Oral e Aplicação Profissional de Fluoretos, 2022)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo