Com relação aos procedimentos para restauração de dentes e ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo
Vamos explorar o tema abordado na questão. A questão trata sobre a degradação da interface adesiva em procedimentos de restauração dentária, com ênfase no papel das metaloproteinases. Para entender a questão, é essencial conhecer a dinâmica dos processos de adesão dentária e os fatores que podem comprometê-los.
As metaloproteinases são enzimas que participam da degradação de componentes da matriz extracelular, incluindo colágeno. Na odontologia, elas são reconhecidas por sua capacidade de comprometer a durabilidade das restaurações adesivas. Isso ocorre porque essas enzimas podem degradar componentes da camada híbrida, que é responsável pela união entre o dente e o material restaurador.
Quando a questão menciona que a ação das metaloproteinases facilita a redução da resistência de união, ela está se referindo ao fato de que a degradação hidrolítica, promovida por essas enzimas, compromete a integridade da interface adesiva. Isso, por sua vez, prejudica o selamento da cavidade, levando a possíveis falhas na restauração.
Justificativa para a alternativa correta (C - certo): A afirmação está correta porque a presença das metaloproteinases na interface adesiva é um fator reconhecido que reduz a durabilidade das restaurações, comprometendo o selamento e a resistência de união entre o dente e o material restaurador.
Justificativa para a alternativa incorreta (E - errado): Se a alternativa fosse marcada como errada, isso indicaria uma interpretação incorreta da ação das metaloproteinases, que de fato afetam negativamente a união adesiva.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As metaloproteinases tem papel fundamental no desenvolvimento e remodelacao dos tecidos orais, como na gênese do esmalte, no entanto, essas proteínas degradam o colágeno exposto com a desmineralização da dentina. Dessa forma, a inibição dessa enzima reduz a velocidade da degradação da união da interface adesiva em dentina.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo