Acerca de restaurações diretas e indiretas, julgue o próximo...
Acerca de restaurações diretas e indiretas, julgue o próximo item.
Quanto mais espesso for o material restaurador indireto, maior
será a dureza do agente de cimentação e a longevidade da
restauração realizada com facetas de cerâmica.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é Errado.
Vamos entender o porquê. A questão aborda um conceito fundamental em restaurações dentárias, especificamente sobre as restaurações indiretas como as facetas de cerâmica e o papel do agente de cimentação. Esses tópicos são essenciais para a prática clínica em Dentística.
Quando a questão afirma que quanto mais espesso for o material restaurador indireto, maior será a dureza do agente de cimentação e a longevidade da restauração, há um equívoco. A espessura do material restaurador em si não influencia diretamente a dureza do agente de cimentação. O que realmente importa é a qualidade do preparo dentário, o tipo de cerâmica utilizado, e as propriedades adesivas do cimento. Estes fatores, sim, têm impacto na longevidade e no sucesso da restauração.
Facetas de cerâmica são materiais estéticos de alta durabilidade, mas sua eficácia depende mais de uma adesão eficaz e do ajuste preciso ao dente. A seleção de um agente de cimentação adequado, que tenha boa compatibilidade com a cerâmica e com o substrato dental, é crucial para o desempenho e a longevidade da restauração. No entanto, isso não está diretamente relacionado à espessura da faceta em si.
Portanto, a afirmação feita na questão está incorreta, pois se baseia em uma premissa equivocada sobre a relação entre espessura do material restaurador e as propriedades do cimento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Este estudo visou avaliar a influência do tipo de ativação do agente cimentante resinoso, da espessura do material restaurador e do envelhecimento da restauração na resistência adesiva da porcelana feldspática ao esmalte por meio de teste de microcisalhamento. A pesquisa concluiu com 95% de confiança e revelou que a resistência à união por microcisalhamento não foi influenciada pela espessura da porcelana e pelo cimento resinoso. A média da resistência ao microcisalhamento foi significativamente maior nos grupos fraturados imediatamente, quando comparado ao grupo que sofreu a fratura após serem armazenados em água destilada a 37ºC durante 30 dias e, em seguida, sofreram um processo de envelhecimento por meio de termociclagem (3500x, 4°C/60°C).
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ZMRO-9BPJ9J/ppgodontologia_rodrigocavalcantinascimento_dissertacaomestrado.pdf?sequence=1
GABARITO ERRADO.
Não será necessariamente maior a dureza do agente de cimentação quanto mais espesso for o material restaurador indireto
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo