Na Administração Pública, a ideia de carreira, o formalismo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1799690 Administração Pública
Na Administração Pública, a ideia de carreira, o formalismo exagerado e o controle rígido dos processos são princípios relacionados à:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento do modelo burocrático de administração pública.
Diante disso, vamos a uma breve explicação.

O Estado patrimonial (patrimonialismo) foi o primeiro modelo de administração pública e sua principal característica é a confusão entre bem público e bem pessoal, pois neste modelo tudo que pertencia ao Estado, pertencia ao príncipe também. Lado outro, na burocracia há clara distinção entre bem público e privado.

Neste sentido, segundo o PDRAE (1995), a Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal". (apud PALUDO, 2013, p. 63). Grifo nosso.
O Modelo Burocrático tinha como principal idealizador Max Weber. O objetivo desse modelo era orientar o trabalho nas organizações, as quais eram cada vez mais complexas. Dentre suas vantagens estão a rapidez nas decisões, pois cada um conhece e sabe o que deve ser feito e por quem, a precisão na definição de cargos e atividades, e a previsibilidade e estabilidade da organização.

Por outro lado, as disfunções são consequências não previstas pelo modelo weberiano, ou seja, são um desvio ou exagero. Contudo, cabe frisar que dentre as disfunções não está a racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização. Segue abaixo as principais disfunções:
·         Internalização das regras e exagerado apego aos regulamentos

·         Excesso de formalismo e papelório

·         Resistência às mudanças

·         Despersonalização dos relacionamentos

·         Categorização como base do processo decisorial

·         Superconformidade às rotinas e regulamentos

·         Exibição de sinais de autoridade

Por fim, cabe destacar que o controle prévio e rígido de processos e procedimentos foi estabelecido para evitar o nepotismo e a corrupção do patrimonialismo
O modelo burocrático assume que o modo mais seguro de se evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle dos procedimentos. A morosidade é reflexo do excesso de formalismo.

Ante o exposto, a alternativa correta é a letra “B", uma vez que a ideia de carreira, formalismo exagerado e o controle rígido dos processos são características do modelo burocrático de administração pública.






Gabarito do professor: Letra “B".


Fonte: 

Paludo, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B

MODELO BUROCRÁTICO

Meritocracia:

·        Critério exclusivo de seleção de pessoas;

·        Impessoal;

·        Profissionalização>>criação de carreiras administrativas.

·        Separação entre pessoas e cargos

·        Os cargos deixam de ser vistos como bens pessoais.

-Padronização >>formalismo

-Centralização: Na burocracia os controles que visam combater à corrupção e ao nepotismo são realizados a priori (controle rígido dos processos e procedimentos>> meios).

Características do modelo burocrático:

-Hierarquia de autoridade;

-Divisão de trabalho (especialização funcional);

-Competência técnica e mérito (meritocracia);

-Normas de procedimento para atuação no cargo;

-Autoridade limitada ao cargo;

-Gratificação diferenciada por cargo;

-Impessoalidade na atuação administrativa;

-Separação entre propriedade e administração;

-Ênfase nas comunicações escritas (caráter formal);

-Disciplina racional.

Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os modelo teóricos de administração pública. Deve ser marcada a alternativa que contempla o modelo que tem como características: a ideia de carreira, o formalismo exagerado e o controle rígido dos processos como princípios.

Ao olharmos para o presente e para o passado, conseguimos identificar três modelos de administração pública adotados no Brasil. São eles:

  • Patromnialista;
  • Burocrático;
  • Gerencial.

Em que:

Na administração patrimonialista não existiam carreiras organizadas no serviço público, muito menos o estabelecimento de divisão do trabalho. Todos os cargos eram livremente escolhidos pelo soberano, que, por óbvio, os direcionavam a parentes diretos e amigos da família. Outra prática comum era a troca de favores por cargos públicos. A regra geral era que quem detinha um cargo o considerava como um bem próprio. Os cargos denominavam-se prebendas ou sinecuras, e quem os exercia usufruía do status de nobreza real. Diante da falta de separação entre o que era público e o que era privado, a corrupção e o nepotismo tornaram-se traços marcantes do modelo patrimonialista.

A Administração Burocrática origina-se na segunda metade do século XIX, no Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. É constituída por princípios orientadores do desenvolvimento a profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade, o formalismo. Os controles administrativos que visam combater a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. A burocracia parte de uma desconfiança prévia nos administradores e nos cidadãos que a eles dirigem demandas, por isso controles rígidos dos processos são sempre necessários, como na admissão de pessoal, compras e atendimento a demandas.

O modelo gerencial representa um avanço, um rompimento com a Administração Pública Burocrática, o que não significa, porém, negação a todos os princípios burocráticos. Pelo contrário, o modelo gerencial apoia-se, até certo ponto, no modelo anterior, dela conservando alguns princípios fundamentais, como a admissão de pessoal segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença precípua entre um modelo e outro reside na forma de controle, que deixa de cair sobre os processos e passa a recair nos resultados.

Concluímos que a alternativa "B" é a correta.

GABARITO: B

Fonte: 

PALUDO, A. Administração Pública. 9. ed. Salvador: Juspodivm, 2020.

O modelo gerencial representa um avanço, um rompimento com a Administração Pública Burocrática, o que não significa, porém, negação a todos os princípios burocráticos. Pelo contrário, o modelo gerencial apoia-se, até certo ponto, no modelo anterior, dela conservando alguns princípios fundamentais, como a admissão de pessoal segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença precípua entre um modelo e outro reside na forma de controle, que deixa de cair sobre os processos e passa a recair nos resultados.

Concluímos que a alternativa "B" é a correta.

CARACTERÍSTICAS

Rígido controle sobre os possíveis abusos contra o patrimônio público  

Orientado para a racionalidade absoluta  

Prevê o controle rígido e antecipado dos processos e procedimentos (controle a priori) como o meio mais seguro para evitar o nepotismo e a corrupção  

Baseia-se em regras, normas e regulamentos  

Enfatiza a impessoalidade nas relações, com a distribuição de atividades feita em termos de cargas e funções, e não de pessoas envolvidas 

Promove a hierarquia, estabelecendo os cargos segundo princípios escalares  

Utiliza a separação entre planejamento e execução das atividades no contexto organizacional.  

A escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica  

A estabilidade do servidor público para o exercício isento da função.  

Busca da profissionalização  

Letra B.

Administração burocrática.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo