A professora Catherine Heymans, da Universidade de Edimburgo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: IBGE Órgão: IBGE
Q1206701 Estatística
A professora Catherine Heymans, da Universidade de Edimburgo, explica: “As teorias da matéria escura indicavam que ela formaria uma intrincada e gigantesca rede cósmica.” [...] A matéria escura não emite nenhum tipo de radiação eletromagnética e por isso não pode ser observada, sozinha, por telescópios. Ela pode, no entanto, ser detectada por meio de um estudo de como a luz é refletida por elementos que ficam à sua volta. [...] Essas descobertas constituem um grande salto adiante no entendimento da matéria escura e da forma como ela afeta o jeito que vemos a matéria normal nas distintas galáxias pela noite. [...] A professora Heymans explica que “a luz de uma galáxia distante que chega até nós é curva, por causa da gravidade da massa da matéria que se encontra no meio do caminho”. Explica também que “a Teoria da Relatividade nos diz que a massa altera o espaço e o tempo, então quando a luz chega até nós, vinda do Universo, caso cruze a matéria escura, essa luz torna-se curva e a imagem que vemos é distorcida”.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1035344- -cientistas-listam-quatro-descobertas-recentes-sobre-o-universo.shtml>. Acesso em: 05 set. 2013. Adaptado.
Ao citar a Teoria da Relatividade, a professora Heymans demonstra a importância, para as descobertas e inovações científicas da atualidade, dos estudos realizados por 
Alternativas