O sistema operacional Windows possui recursos de backup para...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Incremental.
Para entender a questão e chegar à alternativa correta, é preciso conhecer os diferentes tipos de backup que são utilizados para proteger dados em um sistema computacional. O processo de backup envolve criar uma cópia de segurança dos dados para que possam ser restaurados em caso de perda ou corrupção dos originais.
No caso do backup do tipo Incremental, o sistema realiza a cópia apenas dos arquivos que foram alterados desde o último backup, seja ele um backup completo ou outro incremental. A grande vantagem desse tipo de backup é a economia de espaço e tempo, pois não é necessário copiar todos os arquivos a cada vez. Além disso, após realizar o backup incremental, o sistema limpa os marcadores de alteração (também conhecidos como flags) dos arquivos que foram copiados, indicando que esses arquivos já foram salvos nesse estado.
Esse processo contrasta com os outros tipos de backup mencionados nas alternativas:
- Diário: Faz backup de todos os arquivos alterados no dia, sem considerar a data do último backup.
- Diferencial: Copia os arquivos que foram alterados desde o último backup completo, mas não limpa os marcadores de alteração.
- Normal: Também conhecido como completo, envolve copiar todos os arquivos selecionados, independentemente de terem sido alterados ou não.
- Cópia: Semelhante ao backup normal, mas não altera os marcadores de alteração dos arquivos.
Por isso, a alternativa E - Incremental está correta, pois é a única que descreve o processo de realizar um backup somente dos arquivos alterados desde o último backup e limpar seus marcadores de alteração, preparando-os para futuros backups incrementais ou diferenciais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Backup diário
Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).
Backup diferencial
Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.
Backup normal
Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.
Backup de cópia
Um backup de cópia copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.
Backup incremental
Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.
Pelo conceito de backp incremental onde que tá precisa selecioná-los?
Essa questão não se aplica melhor ao conceito de backup normal?
Sou iniciante na matéria, mas, pelo que pude perceber, existe um termo que é determinante para a diferenciação do Backup incremental do Backup diferencial. No primeiro caso (Backup incremental), somente os arquivos ALTERADOS estarão sujeitos ao backup. Já no segundo caso (Backup diferencial), todos os arquivos MODIFICADOS estãrão sujeitos ao procedimento.
Insta salientar, que o backup incremental toma como critério para a ALTERAÇÃO a data e hora da criação do arquivo.
Fonte: Informática para Concursos, Editora Metodo, Rodney Idankas, 2013.
Únicos que desmarcam o atributo (marca os arquivos que passaram por back-up): Incremental e normal.
GABARITO: LETRA E.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo