No que se refere ao diagnóstico e prevenção ao uso de drogas...
No que se refere ao diagnóstico e prevenção ao uso de drogas no contexto social e escolar, julgue o próximo item.
No ambiente escolar, ao se criarem ações de prevenção ao uso
de drogas, devem-se enfatizar as consequências de seu uso, tais
como doenças e marginalidade, a fim de motivar a reflexão dos
alunos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado.
Para entender por que essa afirmação é incorreta, é preciso considerar as metodologias de prevenção ao uso de drogas no contexto escolar. A abordagem que se baseia exclusivamente em destacar as consequências negativas do uso de drogas, como doenças e marginalidade, é conhecida como modelo de prevenção baseado no medo ou na indução de temor. Esse modelo tem se mostrado ineficaz e, muitas vezes, contraprodutivo na prevenção do uso de substâncias.
A prevenção eficaz ao uso de drogas em escolas requer uma abordagem mais ampla e positiva, que inclua a promoção de habilidades de vida, educação sobre a saúde, o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, e o envolvimento da comunidade escolar em atividades que fomentem a autoestima, o respeito mútuo e a tomada de decisões responsáveis. Além disso, deve-se criar um ambiente de aprendizado seguro e propício ao diálogo aberto, onde os alunos possam discutir sobre o tema de maneira construtiva e sem estigmatização.
A ênfase somente nas consequências negativas pode levar à estigmatização de indivíduos que já fazem uso de drogas, o que pode afastá-los de buscar ajuda ou participar de programas de prevenção e recuperação. Portanto, estratégias de prevenção devem ser baseadas em evidências e abordar o tema de drogas de maneira integral e educativa, sem recorrer ao medo como principal ferramenta motivacional.
Em suma, uma abordagem preventiva eficaz é aquela que oferece aos estudantes conhecimento, habilidades e atitudes positivas para evitar o uso de drogas, e não apenas foca nas consequências negativas desse uso.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No ambiente escolar, ao se criarem ações de prevenção ao uso de drogas, devem-se enfatizar as consequências de seu uso, tais como doenças e marginalidade, a fim de motivar a reflexão dos alunos. Também gostaria de frizar que o uso de drogas leva muitas vezes nossas crianças a prostituição infantil, pequenos crimes que muitas vezes se perpetuam-se na vida da criança.
bosta de questão
Que questao mal formulada! Se nao enfatizar as consequencias desastrosas da droga pq a criança/adolescente vai se manter afastado delas? Pq o efeito é ruim? Se fosse ruim ninguem usava. A única coisa que pode manter um jovem longe das drogas e o medo do seu poder deletério na vida.
Alternativa errada.
Trata-se do modelo sistêmico de prevenção, que é diferente do "modelo do medo".
Modelo sistêmico:
1 - Voltado para educação e para saúde;
2 - É centrado na valorização da vida e na participação efetiva da comunidade;
3 - As intervenções preventivas e tratamentos privilegiam as relações entre as pessoas e o contexto social.
Exemplo:
Modelo do Medo: Ênfase à ameaças, gerando violência.
Modelo Sistêmico: Resgate das competências das pessoas para reagirem de forma criativa na solução dos problemas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo