Sobre o Ensino de História e as polissêmicas formas de fazer...
Sobre o Ensino de História e as polissêmicas formas de fazer-se e produzir-se as práticas narrativas historiográficas, hoje, é possível entender que no campo das produções do conhecimento histórico, podemos contar com o uso das sensibilidades e dos sentidos; apontado pela História Cultural. De certa forma, podemos, por um lado, expor um esgotamento de modelos de produções, metodologias, de verdades e explicações globalizadas, e certezas normatizadas. Pelas produções de Sandra Jatahy Pesavento (2005), em História & História Cultual, fica mais evidente essa possibilidade.
Analise o texto a seguir:
Texto I
Mudanças epistemológicas: a entrada em cena de um novo olhar
[...] As representações são também portadores do símbolo, ou seja, dizem mais do que aquilo que mostram ou enunciam, carregam sentidos ocultos, que, construídos socialmente e historicamente, se internalizam no inconsciente coletivo e se apresentam como naturais, dispensando reflexões [...]
Texto II
[...] Em termos gerais, pode-se dizer que a proposta da História Cultural, seria, pois, decifrar a realidade do passado por meio das suas representações, tentando chegar àquelas formas discursivas e imagéticas, pelas quais os homens expressaram a si próprio e o mundo [...]
Diante do exposto, e dos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA