Considerando-se as contribuições de Mazzotta (2011), em seu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1071538 Pedagogia
Considerando-se as contribuições de Mazzotta (2011), em seu livro Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B, que afirma que a política em Educação Especial no Brasil se caracteriza pela ênfase no atendimento segregado em instituições especializadas particulares em detrimento do atendimento educacional inclusivo nas escolas públicas. Para entender essa afirmação, é importante considerar que, por muito tempo, o modelo de atendimento educacional destinado a alunos com deficiência era realizado separadamente do ensino regular, ocorrendo predominantemente em instituições especializadas. Essas instituições muitas vezes eram particulares, contribuindo para uma segregação dos estudantes com necessidades especiais.

A inclusão escolar, que defende o atendimento educacional inclusivo em escolas regulares, é uma abordagem mais contemporânea e reflete uma mudança de paradigma em direção à integração e ao respeito às diferenças. No entanto, historicamente, a prática de segregação foi marcante e, de certa forma, mantém resquícios até os dias atuais, mesmo com as políticas de inclusão se desenvolvendo.

A alternativa B está correta porque reflete essa realidade histórica em que o Brasil, durante um longo período, privilegiou o modelo segregacionista, o que está em desacordo com as diretrizes atuais que buscam uma educação mais inclusiva e integradora, conforme preconizado pela Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B

A política em Educação Especial no Brasil caracteriza-se pela ênfase no atendimento segregado em instituições especializadas particulares em detrimento do atendimento educacional inclusivo nas escolas públicas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo