Acerca da norma NBR ISO n.º 19.011/2012, julgue o item subs...
Acerca da norma NBR ISO n.º 19.011/2012, julgue o item subsequente.
Na referida norma, são estabelecidas diretrizes para a auditoria
de sistemas de gestão, bem como é apresentado o conceito de
confidencialidade como um novo princípio de auditoria.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os princípios seguintes estão relacionados a auditores.
a) Conduta ética: o fundamento do profissionalismo
Confiança, integridade, confidencialidade e discrição são essenciais para auditar.
b) Apresentação justa: a obrigação de reportar com veracidade e exatidão
Constatações de auditoria, conclusões de auditoria e relatórios de auditoria refletem verdadeiramente e com precisão as atividades da auditoria. Obstáculos significantes encontrados durante a auditoria e opiniões divergentes não resolvidas entre a equipe de auditoria e o auditado são relatados.
c) Devido cuidado profissional: a aplicação de diligência e julgamento na auditoria Auditores pratiquem o cuidado necessário considerando a importância da tarefa que eles executam e a confiança colocada neles pelos clientes de auditoria e outras partes interessadas. Ter a competência necessária é um fator importante. Outros princípios se relacionam à auditoria, que é por definição independente e sistemática.
d) Independência: a base para a imparcialidade da auditoria e objetividade das conclusões de auditoria Auditores são independentes da atividade a ser auditada e são livres de tendência e conflito de interesse. Auditores mantêm um estado de mente aberta ao longo do processo de auditoria para assegurar que as constatações e conclusões de auditoria serão baseadas somente nas evidências de auditoria.
e) Abordagem baseada em evidência: o método racional para alcançar conclusões de auditoria confiáveis e reproduzíveis em um processo sistemático de auditoria. Evidência de auditoria é verificável. É baseada em amostras das informações disponíveis, uma vez que uma auditoria é realizada durante um período finito de tempo e com recursos finitos. O uso apropriado de amostragem está intimamente relacionado com a confiança que pode ser colocada nas conclusões de auditoria
Quando o enunciado se refere a "um novo princípio de auditoria", está se referindo à versão mais recente da Norma (2012), que incluiu a Confidencialidade como um Princípio (vide item 4 - Princípios de auditoria, pág. 14). Com isso, os princípios passam de cinco para seis.
E ainda, alterou o nome do Princípio "Conduta ética" para "Integridade".
Lembrando que hoje a versão mais recente, que portanto substitui as passadas, é a ISO 19.001/2018.
que cita 7 princípios: Integridade, Apresentação justa, Devido cuidado profissional, Confidencialidade, Independência, Abordagem baseada em evidência, Abordagem baseada em risco.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo