O associado poderá ser removido da associação por discricio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2116078 Direito Civil
Com relação ao regime das pessoas jurídicas de direito privado, julgue o item subsequente. 
O associado poderá ser removido da associação por discricionariedade dos administradores. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: ERRADO.

Art. 57. A exclusão do associado só é admissível havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto. 

GABARITO: ERRADO.

.

.

.

ASSOCIAÇÕES

Constitui-se pela união de PESSOAS que se organizam para fins NÃO econômicos

Associados:                                                                                                

  • ·        Tem direitos igual (mas pode haver categorias com vantagens especiais)
  • ·        Qualidade de sócio é intransmissível (salvo estatuto em contrário)
  • ·        Exclusão só com justa causa, assegurado contraditório. (Art. 57, Código Civil. A exclusão do associado só é admissível havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto.)

.

.

PLUS JURISPRUDENCIAL SOBRE O TEMA:

INFO 1070, STF -> INCONSTITUCIONAL o condicionamento da desfiliação de associado à quitação de débito referente a benefício obtido por intermédio da associação ou ao pagamento de multa.

Para se comprovar juridicamente o cumprimento do Estatuto, ao admitir, demitir ou excluir associados ou membros, as entidades devem ter em conta que esse ato jurídico deverá fundamentar-se em ata do órgão competente previsto em seu Estatuto. A ata da Diretoria ou da Assembleia Geral deve ser levada para registro no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas competente, ou seja, aquele no qual o Estatuto está registrado.

As motivações para o procedimento administrativo de exclusão de associado ou membro devem estar efetivamente previstas no Estatuto Associativo ou Estatuto Organizacional e em consonância com o Direito Próprio.

De acordo com o artigo 57 do Código Civil brasileiro, a exclusão de associado só será admissível se houver justa causa, assim reconhecida em procedimento administrativo que assegure o amplo direito de defesa e o contraditório, nos termos previstos no Estatuto.

Art. 57/CC A exclusão do associado é admissível havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto.

Art. 57. A exclusão do associado só é admissível havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo