Para que se possa realizar inferências sobre a população, é...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q819519 Administração Geral
Para que se possa realizar inferências sobre a população, é necessário que se trabalhe com amostragem probabilística, são exemplos de amostragem probabilística, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - Acidental ou conveniência.

A questão trata da amostragem probabilística, que é um método de amostragem onde todos os membros da população têm uma chance conhecida e diferente de zero de serem selecionados. Esse tipo de amostragem é essencial para garantir que os resultados de uma pesquisa possam ser generalizados para toda a população.

Os principais métodos de amostragem probabilística incluem:

Amostragem Aleatória Simples: Cada membro da população tem uma chance igual de ser selecionado. É o método mais básico e direto de amostragem probabilística.

Amostragem Aleatória Estratificada: A população é dividida em subgrupos homogêneos (estratos) e, em seguida, uma amostra aleatória é retirada de cada estrato. Isso garante que todas as subpopulações estejam representadas na amostra.

Amostragem por Conglomerado: A população é dividida em grupos ou conglomerados, e alguns desses grupos são selecionados aleatoriamente. Todos os membros dos conglomerados selecionados são incluídos na amostra. Este método é usado quando a população é grande e dispersa.

Agora, vamos justificar por que a alternativa A - Acidental ou conveniência está correta como a exceção. A amostragem acidental ou por conveniência não é um método probabilístico. Nesse tipo de amostragem, os sujeitos são escolhidos com base na conveniência e na disponibilidade para o pesquisador, o que não garante que todos os membros da população tenham a mesma chance de serem selecionados. Como resultado, os dados obtidos com essa técnica não podem ser generalizados para a população total com a mesma precisão que os métodos probabilísticos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: A - Acidental ou conveniência. 

Gabarito: Letra "A"

Técnicas de amostragem probabilística

A amostragem probabilística é uma técnica de amostragem na qual as amostras são recolhidas em um processo que dá todos os indivíduos da população as mesmas chances de ser selecionado.

Amostra aleatória simples. A amostragem aleatória simples é o método de amostragem básico assumido em cálculos e estatísticas. Para reunir uma amostra aleatória, é atribuído um número a cada unidade da população-alvo. Um conjunto de números aleatórios é gerado e as unidades que apresentares esses números serão incluídas na amostra. Por exemplo, digamos que você tenha uma população de 1000 pesoas e você gostaria de escolher uma amostra aleatória simples de 50 pessoas. Primeiro, cada pessoa é numerada de 1 até 1000. Então, você gera uma lista de 50 números aleatórios (normalmente com algum software) e os números desta lista serão os únicos que você incluirá na amostra.

Amostra sistemática. Na amostragem sistemática, os elementos da população são colocados em uma lista e cada xº elemento da lista é escolhido (sistematicamente) por inclusão na amostra. Por exemplo,se a população do estudo contém 2000 estudantes do ensino fundamental e o pesquisador quer uma amostra de 100 estudantes. Os estudantes poderiam ser colocados em uma lista e cada 20º estudante seria selecionado para inclusão na amostra. A fim de evitar o viés humano neste método, o pesquisador deve selecionar o primeiro elemento aleatoriamente. 

Amostra Estratificada. É um modelo de amostragem no qual o pesquisador dividiu toda a população-alvo em diferentes subgrupos, ou estratos, e então aleatoriamente seleciona os sujeitos finais proporcionalmente de diferentes estratos. Esse tipo de amostragem é usado quando o pesquisador quer realçar subgrupos específicos com a população. Por exemplo, para obter uma amostra estratificada de estudantes universitários, o pesquisador primeiro organizaria primeiro a população por semestre de graduação e então selecionar determinado número de representantes de calouros, pessoas que estão no meio do curso e formandos, por exemplo. Isso garante que o pesquisador tem quantidades adequadas de indivíduos de cada classe na amostra final.

Amostra por aglomerados. A amostragem por aglomerados deve ser utilizada quando é impossível ou impraticável compilar uma lista exaustiva dos elementos que compõem a população-alvo. Contudo, geralmente os elementos da população já estão agrupados em subpopulações e listas dessas subpopulações podem já existir ou ser criadas. Por exemplo, digamos que a população-alvo em um estudo seja membros de igrejas nos EUA. Não há uma lista de todos os membros de igrejas no país. O pesquisador poderia, nesse caso, criar uma lista de igrejas nos EUA, escolher uma amostra de igrejas e então obter listas de membros dessas igrejas.

Fonte:

Tipos de Amostragem Probabilística

(1) a amostragem aleatória simples;

(2) a amostragem sistemática;

(3) a amostragem por estratificação;

(4) a amostragem por conglomerados; e

(5) a amostragem múltipla.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo