Acerca dos contatos de aproximação entre colonizadores e índ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1040398 História
Acerca dos contatos de aproximação entre colonizadores e índios da região da Amazônia ao longo do processo de colonização da América portuguesa, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra D

A - A capacidade dos indígenas para encontrar plantas medicinais do sertão foi reconhecida pelos missionários e colonizadores, o que facilitou o convívio entre os povos e evitou abusos.

OBS: A relação dos portugueses com os índios não foram a das melhores, marcada por vários conflitos, sendo um desses na região do sertão, chamado de Guerra dos Bárbaros.

B - A “guerra justa”, argumento teórico para a captura de indígenas na América Portuguesa, foi uma exceção na Amazônia devido ao grande número de missões que defendiam os índios.

OBS: Quanto mais ao interior do Brasil, mais conflitos se tinham, uma vez que a coroa queria a conquista do espaço, fazendo isso geralmente na base da força, fora as doenças.

C - A Companhia de Jesus foi a única ordem religiosa autorizada pela Coroa Portuguesa a enviar missionários e criar missões e aldeamentos na Amazônia.

OBS: Vieram outras companhias para o Brasil como os franciscanos e beneditinos, mas os jesuítas foram os mais famosos.

D - O sistema de descimentos indígenas criou aldeamentos de índios ditos “mansos”, estancou a migração das tribos e facilitou a catequese.

OBS: CORRETO

E - A gradativa substituição do trabalho de ameríndios pelo de escravos africanos suplantou a escravidão indígena na região do estado do Maranhão e Grão-Pará.

OBS: O quesito quis dizer que com a implementação da mão de obra escrava, a indígena deixou de ocorrer. E sabemos que não é verdade, apesar do combate da religião.

Uma outra forma de captura eram os "descimentos", ou seja, expedições nas quais os índios, tidos pelos religiosos como "bravos", eram conduzidos para serem aldeados. Isto significava receber os ensinamentos da fé cristã e habituar-se ao trabalho sedentário. Nas  os nativos vistos como fiéis eram aculturados e doutrinados sob a vigilante proteção dos . Desta forma desestruturavam-se os valores, os hábitos e os costumes dos nativos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo