Sobre os métodos de partida e acionamento de motores elétric...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q770889 Eletricidade

Sobre os métodos de partida e acionamento de motores elétricos, analise as proposições abaixo. 

I. A partida direta é o modo de partida mais simples que existe, com o estator ligado diretamente à rede elétrica. O motor parte com as suas características naturais, e, em termos elétricos, é a melhor maneira de acionar um motor elétrico mas, em termos mecânicos, no que diz respeito a rolamentos, mancais e acoplamento com a carga, é uma péssima solução.

II. A partida Estrela-Triângulo só pode ser utilizada num motor em que as duas extremidades de cada um dos três enrolamentos estatóricos estejam ligadas à placa de terminais, ou seja, o motor de indução deve ter 3 ou 6 terminais. Esse tipo de partida é indicado para sistemas que estão sobrecarregados, com o objetivo de reduzir os efeitos da corrente de partida dos motores trifásicos. A corrente elétrica de partida fica reduzida a 25% da nominal do motor.

III. Baseada na utilização de tiristores (SCR’s), ou seja, de uma ponte tiristorizada na configuração paralelo, os acionamentos eletrônicos de partida suave (Soft-Starter) servem para partir, parar e controlar a velocidade dos motores elétricos de indução com rotor gaiola.

IV. Um inversor de frequência é um dispositivo capaz de gerar uma tensão e frequência trifásicas ajustáveis, com a finalidade de controlar a velocidade de um motor de indução trifásico, em geral, composto de seis chaves (IGBT’s), implementadas numa configuração em antiparalelo na parte de potência, e um link DC, onde a tensão contínua resultante é filtrada pelos capacitores e utilizada como entrada para a seção inversora. Na seção inversora, a tensão retificada é, novamente, convertida em Trifásica AC. Os transistores chaveiam várias vezes por ciclo, gerando um trem de pulsos com largura variável senoidalmente (PWM).

V. A Chave Compensadora para motores elétricos de corrente alternada trifásicos, realiza a partida em três estágios. Durante a partida, alimenta-se com a tensão nominal o primário do autotransformador trifásico, conectado em estrela, e, do seu secundário é retirada a alimentação para o circuito do estator do motor. A passagem para o regime permanente faz-se desligando o autotransformador do circuito e conectando o motor diretamente à rede de alimentação. A tensão na compensadora é reduzida através do autotransformador trifásico, que possui, geralmente, taps de 50%, 65% e 80% da tensão nominal.

Estão CORRETAS as afirmações presentes nas alternativas

Alternativas