As dimensões do modelo tridimensional do comprometimento org...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q583542 Administração Geral
As dimensões do modelo tridimensional do comprometimento organizacional foram definidas como componentes, sendo eles
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - afetivo, de continuação e normativo.

O tema da questão aborda o comprometimento organizacional, que é um conceito central na área de Administração e Gestão de Pessoas. Esse conceito refere-se ao vínculo psicológico que os colaboradores desenvolvem com a organização, determinando o quanto eles estão dispostos a se esforçar e permanecer na empresa.

O modelo tridimensional de comprometimento organizacional foi proposto por John Meyer e Natalie Allen, dois renomados pesquisadores no campo da psicologia organizacional. Esse modelo divide o comprometimento em três componentes distintos, que são:

Afetivo: Relaciona-se com o envolvimento emocional do colaborador com a organização. Os empregados que possuem esse tipo de comprometimento permanecem na empresa porque desejam e se sentem bem trabalhando ali.

De continuação: Está relacionado ao custo percebido de sair da organização. Colaboradores com esse tipo de comprometimento permanecem na empresa porque sentem que não têm muitas alternativas ou porque sair seria muito oneroso para eles.

Normativo: Refere-se ao sentimento de obrigação do colaborador de permanecer na organização. Os empregados que possuem esse tipo de comprometimento sentem que devem permanecer na empresa devido a algum tipo de obrigação moral ou ética.

Para resolver a questão, é necessário conhecimento sobre esse modelo específico de comprometimento organizacional. A alternativa correta é a Alternativa A porque ela menciona precisamente os três componentes definidos por Meyer e Allen: afetivo, de continuação e normativo.

As outras alternativas não são corretas porque não representam as dimensões do modelo tridimensional de comprometimento organizacional. Elas citam diversos fatores e conceitos que, embora relevantes em outros contextos de administração e gestão, não se encaixam nesse modelo específico.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com Bastos (1993) o vinculo organizacional (Comprometimento) pode ter 5 abordagens encontradas normalmente na Bibliografia:

Afetivo, também chamado atidudinal: o indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos dela e deseja manter-se como membro, de modo a facilitar a consecução desses objetivos. O comprometimento afetivo é aquele associado à idéia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização. Calculativo ou instrumental: comprometimento como função das recompensas e dos custos pessoais, vinculados à condição de ser ou não membro da organização. O comprometimento seria fruto de um mecanismo psicossocial de trocas e de expectativas entre o indivíduo e a organização, em aspectos como salário, status e liberdade.
Sociológico: relação de autoridade e de subordinação. O comprometimento do trabalhador se expressa no interesse em permanecer no atual emprego porque percebe a legitimidade da relação autoridade/subordinação. Desta forma, os indivíduos levam para o trabalho tanto uma orientação para seus papéis de subordinados, quanto um conjunto de normas que envolvem os modos corretos de dominação.
Normativo: internalização de pressões normativas de comportamento.
Comportamental: manutenção de determinadas condutas e de coerência entre seu comportamento e as suas atitudes. O comprometimento “pode ser equiparado com sentimentos de auto-responsabilidade por um determinado ato, especialmente se eles são percebidos como livremente escolhidos, públicos e irrevogáveis”. Desta forma, as pessoas tornam-se comprometidas a partir de suas próprias ações, formando um círculo de auto-reforçamento no qual cada comportamento gera novas atitudes que levam a comportamentos futuros, em uma tentativa de manter a consistência.

Fonte: wikipedia

GAB A

o vinculo organizacional (Comprometimento) pode ter 5 abordagens:

 

Afetivo - atidudinal: o indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos dela e deseja manter-se como membro, de modo a facilitar a consecução desses objetivos. O comprometimento afetivo é aquele associado à idéia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização. 

 

Calculativo ou instrumentalcomprometimento como função das recompensas e dos custos pessoais, vinculados à condição de ser ou não membro da organização. O comprometimento seria fruto de um mecanismo psicossocial de trocas e de expectativas entre o indivíduo e a organização, em aspectos como salário, status e liberdade.

 

Sociológico: relação de autoridade e de subordinação. O comprometimento do trabalhador se expressa no interesse em permanecer no atual emprego porque percebe a legitimidade da relação autoridade/subordinação. Desta forma, os indivíduos levam para o trabalho tanto uma orientação para seus papéis de subordinados, quanto um conjunto de normas que envolvem os modos corretos de dominação.

 

Normativo: internalização das normativas de comportamento.

 

Comportamental: manutenção de determinadas condutas e de coerência entre seu comportamento e as suas atitudes. O comprometimento “pode ser equiparado com sentimentos de auto-responsabilidade por um determinado ato, especialmente se eles são percebidos como livremente escolhidos, públicos e irrevogáveis”. Desta forma, as pessoas tornam-se comprometidas a partir de suas próprias ações, formando um círculo de auto-reforçamento no qual cada comportamento gera novas atitudes que levam a comportamentos futuros, em uma tentativa de manter a consistência.

No modelo de Meyer; Allen (1991), as dimensões do comprometimento organizacional apresentam-se em três formas:

A) Affective commitiment, ou comprometimento afetivo: reflete um apego, um envolvimento, identificação com a organização. Segundo Allen; Meyer (1990, p. 3), a dimensão afetiva exprime, “Empregados com um forte comprometimento afetivo permanecem na organização porque eles querem (...)”;

B) Comprometimento visto como custos associados a deixar a organização que os autores denominam de Continuance commitment, denominado de instrumental pela literatura brasileira. Conforme Allen; Meyer (1990, p. 3), “Empregados com (...) comprometimento instrumental permanecem porque eles precisam (...)”;

C) Comprometimento como uma obrigação em permanecer na organização, os autores denominam de obrigation e posteriormente fizerem uma reconceitualização de normativo (normative commitment). De acordo com Allen; Meyer (1990, p. 3), “Empregado com (...) comprometimento normativo permanecem porque eles sentem que são obrigados”

 

Gabarito Letra A

Fonte: Arial 12 (brincadeira)

 

https://unp.br/wp-content/uploads/2013/12/S%C3%B4nia-Maria-de-Ara%C3%BAjo-Compromentimento-Organizacional-%C3%80-Luz-do-Modelo-Conceitual-das-Tr%C3%AAs-Dimens%C3%B5es-de-Meyer-E-Allen-um-Estudo-de-Caso-No-IFRN-Campus-Natal-Central1.pdf

A resposta é a letra A.

 

O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL é entendido como o conjunto de sentimentos e ações do indivíduo em relação a sua organização. Allen e Meyer (1997) conceitualizam três componentes na definição do comprometimento organizacional:

 

comprometimento como um apego afetivo com a organização;

 

comprometimento percebido como custos associados a deixar a organização, tratado como instrumental, calculativo ou de continuação; e

 

comprometimento como uma obrigação em permanecer na organização, denominado normativo.

 

O comprometimento afetivo é o comprometimento como um envolvimento, onde ocorre identificação com a organização. Os funcionários com um forte comprometimento afetivo permanecem na organização porque eles querem, ou seja, estão dispostos a exercerem um esforço considerável em benefício da organização; creem e aceitam os valores e objetivos organizacionais; possuem um forte desejo de se manter como membro da organização. O funcionário se identifica e aceita influência para estabelecer ou manter uma relação satisfatória com o grupo ou organização. 

 

O comprometimento instrumental, calculativo ou de continuação é percebido como custos associados a deixar a organização. Funcionários com comprometimento instrumental permanecem na organização porque eles precisam. Este componente pode ser relacionado com a conformidade – as atitudes e comportamentos são adotados com o objetivo de recebimento de recompensas.

 

O comprometimento normativo, por sua vez, está relacionado a um alto nível de comprometimento por parte do funcionário em relação à organização; os funcionários com comprometimento normativo permanecem na organização porque eles sentem que são obrigados. O comprometimento normativo – a obrigação moral de permanecer na organização – seria um estado psicológico desencadeado por experiências prévias de socialização presentes no convívio familiar e social, bem como no processo de socialização organizacional, ocorrido após a entrada na organização.

 

Comentário Adriel Sá.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo