Em tempos de orçamento reduzido ficou inviabilizada a impla...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622643 Enfermagem
Em tempos de orçamento reduzido ficou inviabilizada a implantação de uma unidade básica de saúde em bairro periférico. A opção será o compartilhamento dessa prestação de serviço com um hospital privado, de uma operadora de saúde de origem multinacional, já existente no local. Esse compartilhamento foi definido por meio de um contrato firmado pelo secretário da saúde, segundo o qual o município cede, em definitivo, um terreno próximo para expansão do hospital, e dispensa o pagamento integral de algumas taxas municipais, durante os cinco anos seguintes. Esse tipo de operação é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Segundo a Constituição Federal, as instituições privadas podem participar de forma complementar do sistema único de saúde. Alternativas A e E estão erradas. 

É permitida a participação da iniciativa privada com preferência a entidades filantrópicas e sem fins lucrativos, após isso a iniciativa privada pode ser contratada por meio do Plano OperativoAlternativa B está errada. 

Constituição Federal não trata da forma de contratação (financiamento) das instituições privadas. Alternativa C está errada. 

Alternativa D está errada, pois a contratação da iniciativa privada não tem relação com a câmara dos vereadores. 

 

Gabarito do Professor: Letra B 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para essa questão é a alternativa B - viável, mas depois de ser aprovada pelo Conselho de Saúde e constar no Plano de Saúde Operativo. Isso ocorre porque a Constituição Federal permite que as instituições privadas participem complementarmente do Sistema Único de Saúde (SUS), desde que seja regulamentado por lei e aprovado pelos órgãos competentes, como o Conselho de Saúde e o Plano de Saúde Operativo. Nesse caso, a ação foi definida por meio de um contrato firmado pelo secretário da saúde, o que implica que houve um processo de aprovação prévia. Além disso, a participação de instituições privadas no SUS pode ser uma alternativa viável em tempos de orçamento reduzido, desde que sejam observados critérios e normas estabelecidas pelas autoridades competentes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo