A respeito das noções de arquivologia, assinale a alternati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288216 Arquivologia
A respeito das noções de arquivologia, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão versa sobre conceitos de arquivologia.

a) Errada. O valor administrativo é aquele presente nos documentos de valor primário, ou seja, que estão cumprindo as funções pelas quais foram criados. Após o término da necessidade de uso, os documentos são movimentados a depender do seu valor. O valor, portanto, é efêmero, e não permanente, e se altera com o tempo.

b) Errada. O termo confidencial, na atualidade, significa que o documento deve ser destinado a uma pessoa ou a. um setor específico. 

c) Certa. Segundo o Art. 10 da Lei nº 8.159/91, que trata da Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, "Art. 10º - Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis."

d) Errada. Segundo o Art. 3º da Lei nº 8.159/91, "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente."

e) Errada. A gestão documental está presente em qualquer instituição que produzir informações, independente do suporte.

Fonte: BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 19 de dezembro de 2023.

Gabarito do Professor: C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB C

ARQUIVO PERMANENTE:

  • Valor secundário;
  • Não faz parte da gestão de documentos;
  • Sem valor administrativo;
  • Consulta liberada ao público;
  • Guarda definitiva (não pode voltar);
  • Valor histórico, probatório e informativo;
  • É imprescritível e inalienável.

...........................................................................................................................................

FONTE: MEUS RESUMOS     

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

Fiquei com duvida na letra B , e encotrei o seguinte:

Os graus de sigilo aplicados aos documentos públicos, de acordo com o artigo 24 da Lei 12.527/2011 são os graus ultrassecreto, secreto e reservado. Observe que o item D apresenta os graus de sigilo que figuravam no Decreto 4.553/2002, que vigorava antes da Lei 12.527/2011. O grau de sigilo confidencial, de acordo com a lei vigente, não é mais utilizado no serviço público brasileiro.

A- valor administrativo é o valor de uso e consulta do documento, já o permanente é quando o documento perdeu valor institucional, mas adquiriu valor secundário ou permanente.

B- os documentos não têm mais valor confidencial

C (correta)- na idade permanente o documento NUNCA poderá ser eliminado porque ele não perde seu valor histórico, informativo e probatório

D- a gestão documental irá ocorrer na fase corrente e intermediário e visa a guarda permanente ou eliminação do documento

E- toda organização irá produzir documentos, por isso a gestão é presente e necessária.

A classificação sigilosa é dada aos assuntos que não devam ser do conhecimento do público em geral.

estaria correta assim?

A O valor administrativo do documento, referente ao valor que este apresenta para o funcionamento da instituição, é permanente e não se altera com o tempo.

Todo documento perderá um dia seu valor administrativo/primário. Depois disso, será descartado ou recolhido para o arquivo permanente, se tiver valor secundário/histórico.

B A classificação confidencial é dada aos assuntos que não devam ser do conhecimento do público em geral.

"Classificação de Grau de Sigilo" é a nomenclatura usada na grande maioria das leis e das aulas sobre o assunto, e não "confidencial". (Minha opinião pessoal: assertiva mal formulada de banca fraca)

C Documentos permanentes não podem ser descartados em nenhuma hipótese, pois são imprescritíveis e inalienáveis.

LEI No 8.159 Art. 10º - Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

Resolução nº 54, de 8 de dezembro de 2023 - CONARQ  Art. 2º Os arquivos permanentes são inalienáveis, imprescritíveis e constituem parte do patrimônio cultural brasileiro por serem portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos sociais.

D A gestão documental é um ramo do arquivo documental responsável pela administração de documentos somente na fase corrente.

Corrente e Intermediária, apenas.

E A gestão documental, seja eletrônica ou em arquivo de papel, não está presente em todas as organizações.

Toda organização tem algum nível de Gestão de Documentos, mesmo que apenas o nível mínimo de retenção e descarte de documentos (ver Índice de Maturidade em Gestão de Documentos (iMGD)).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo