A respeito dos princípios fundamentais de contabilidade, jul...
A constituição de provisões para perdas de ativos, efetuada obrigatoriamente na escrituração dos órgãos da administração direta, está em consonância com o princípio da oportunidade.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As provisões representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de financeiramente ainda não efetivadas, derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos.
Estão em consonância com o Princípio da Competência Contábil.
Gabarito errado
Está em consonância com principio da prudência o qual diz que " serão reconhecidos pelos maiores valores passivos e menores valores ativo".
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Principio da Entidade reconhece o patrimônio como o objeto da contabilidade;
O Principio da Continuidade -----> pressupõem que a entidade continuará suas atividades por muito tempo "infinitamente ".
O Principio da Oportunidade se refere ao mesmo tempo, a um todo e a cada fase do patrimônio, determinando o que deve ser feito de imediato independente do que possa ocorrer.
O Principio do valor original, utiliza e mantém atualizado o valor de entrada.
O Principio da Competência tem o objetivo de decidir quando as alterações patrimoniais vão aumentar ou diminuir o patrimônio liquido.
O Principio da Prudência reforça as necessidades de apresentar informações que reflitam o patrimônio liquido, gera precauções por parte do contador, impõe escolha da hipótese de que resulte menos PL. Maiores valores para passivo e menores valores para ativo.
Em resumo, podemos dizer que as provisões nascem para atender dois princípios: Competência e Prudência.
O Princípio da Competência versa, de forma resumida, que receitas e despesas devem ser registradas dentro do período a que se referem, independentemente do seu pagamento/recebimento. Este é o caso das provisões para férias, constituídas mensalmente.
Já o Princípio da Prudência versa, também de forma resumida, que ativos devem ser subavaliados e passivos superavaliados. Segundo este princípio, e conforme o CPC 25 - Provisões, Passivos e Ativos Contingentes, uma provisão deve ser reconhecida sempre que for provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos será necessária para liquidar uma obrigação presente, e sempre que seu valor de liquidação puder ser mensurado de forma confiável.
Fonte: https://www.contabeis.com.br/forum/contabilidade/268064/provisoes/#:~:text=Em%20resumo%2C%20podemos%20dizer%20que,independentemente%20do%20seu%20pagamento%2Frecebimento.
Atende ao Princípio da Prudência.
ERRADO
Está de acordo com o princípio da prudência.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo