Foi professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Bah...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q251824 Medicina Legal
Foi professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Bahia do fim do século XIX ao início do século XX; estudioso da Criminologia, correlacionava aspectos étnicos com o comportamento delinquente; considerado o pai da Medicina Legal brasileira.

O fragmento acima refere-se a:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão refere-se à Nina Rodrigues que tratava em suas obras sobre a inferioridade dos negros e mestiços no Brasil. Em seu trabalho, se alinhou à corrente Positiva da Criminalidade encabeçada por Ferri, Lombroso e Garófalo. 

Mais informações: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revisps...


GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nina Rodrigues defendeu idéias que hoje podem ser qualificadas como racistas, mas, à época, eram consideradas científicas e avançadas. Ele foi fortemente influenciado pelas idéias do criminólogo italiano Cesare Lombroso.

Perguntinha estilo Show do Milhão..¬¬

Responsável pela fase de nacionalização da Medicina Legal no Brasil (juntamente com Oscar Freite, em SP, e Afrânio Peixoto, no RJ), Raimundo Nina Rodrigues (1895), professor da Faculdade de Medicina da Bahia, concentrou seus estudos no campo da psiquiatria forense e da antropologia criminal.

 

No estudo da Criminologia tal autor também é citado, pois trouxe para o Brasil os entendimentos da Escola Positiva de Cesare Lombroso.

 

FONTE: Sinopse Juspodvum 2016 - Wilson Palermo - pág. 36

Sobre Nina Rodrigues:

Representa a 3º etapa da Medicina Legal no Brasil, aquela que Oscar Freire chamou de nacionalização: se deu com Raymundo Nina Rodrigues, na Bahia, o qual ficou conhecido como Lombroso dos trópicos desenvolveu diversas pesquisas sobre origem étnicas da população e a influência das condições sociais e psicológicas sobre a conduta do indivíduo. Ele via o negro como um problema, achava que o negro gerava um problemas na sociedade em geral. Ignorava complete os problemas sociais pelos quais os negros passavam após a libertação da escravidão. 

Nina Rodrigues é muito mal interpretado no Brasil. Muitos falam que ele contribuiu para o racismo no país, e isto não é verdade, dada a época em que ele apresentou seus estudos atávicos sob forte influencia da teoria positivista de Lombroso, muito avançada naquele tempo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo