Em relação à prevenção de eventos tromboembólicos nessa paci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622660 Medicina

Leia o enunciado a seguir e responda à questão.


Mulher, 65 anos, hipertensa em uso de anlodipina e hidroclorotiazida, procura atendimento cardiológico com queixa de palpitação taquicárdica arrítmica há 3 meses. Refere que alguns episódios são fugazes, enquanto algumas vezes os sintomas perduram por até 4 horas. Em um desses episódios, conseguiu obter o registro eletrocardiográfico a seguir. Naquele episódio, relata que houve resolução espontânea do problema, sem necessidade de intervenções farmacológicas, e recebeu alta do hospital com orientação de procurar um cardiologista para seguimento. O exame físico não revela anormalidades, peso = 68 kg, altura = 1,59 m, a pressão arterial está 130 x 80 mmHg e o pulso na consulta está rítmico. Exames laboratoriais normais e não há histórico de alergia ou coronariopatia.



Em relação à prevenção de eventos tromboembólicos nessa paciente, assinale a alternativa que apresenta a conduta terapêutica correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão se refere a uma paciente com um quadro de arritmia cardíaca, mais especificamente fibrilação atrial, como pode ser inferido do ECG apresentado. A fibrilação atrial é uma condição que aumenta o risco de eventos tromboembólicos, como acidente vascular cerebral (AVC). Desta forma, a prevenção é uma parte importante do manejo dessa condição. Em relação às opções apresentadas, a alternativa B é a correta. A dabigatrana é um anticoagulante direto que tem se mostrado eficaz na prevenção de AVC e embolia sistêmica em pacientes com fibrilação atrial não valvar. Sua dose de 150 mg a cada 12 horas é uma dosagem padrão para pacientes com função renal normal ou levemente reduzida, que parece ser o caso da paciente em questão, já que não há menção a doença renal. As outras alternativas são inadequadas porque não fornecem anticoagulação suficiente (A e E), fornecem anticoagulação insuficiente (C), ou recomendam uma abordagem que não é necessária neste caso (D - o ecocardiograma transesofágico é normalmente reservado para pacientes nos quais há uma suspeita específica de trombo cardíaco).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo