Homem, 30 anos, sedentário, tabagista desde os 16 anos, foi ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622664 Medicina
Homem, 30 anos, sedentário, tabagista desde os 16 anos, foi admitido em serviço de urgência com relato de taquicardia associada a mal-estar e síncope, durante jogo de futebol. Amigos referem que permaneceu desacordado por cerca de 2 minutos, recobrando logo a consciência, sem liberação de esfíncteres e sem outros sintomas associados. A equipe de transporte médico realizou eletrocardiograma do paciente, que está ilustrado a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Imediatamente após o atendimento ser iniciado, o paciente notou melhora abrupta do mal-estar e da palpitação. Foi realizado novo eletrocardiograma.
Imagem associada para resolução da questão

Com base na história e no traçado eletrocardiográfico, assinale a alternativa que apresenta a conduta correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a C, realizar estudo eletrofisiológico para investigação e tratamento de pré-excitação ventricular. A história do paciente sugere a presença de uma síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW), que é uma condição caracterizada por uma via acessória anômala entre as aurículas e os ventrículos. Essa via pode causar taquicardia supraventricular (TSV) paroxística, que pode levar a sintomas como palpitações, mal-estar e síncope. O eletrocardiograma apresenta o padrão característico de WPW, com presença de onda delta e alargamento do complexo QRS. O tratamento definitivo é a ablação por cateterismo da via acessória, que pode ser realizada após a confirmação do diagnóstico por meio do estudo eletrofisiológico. As outras alternativas não são as condutas mais adequadas para este caso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo