O paciente foi adequadamente medicado, em doses otimizadas, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622666 Medicina

Leia o enunciado a seguir e responda à questão.


Homem, 60 anos, procura atendimento médico com queixa de dispneia aos mínimos esforços há 2 meses. Na última semana, notou piora acentuada e está tendo dispneia para se levantar do sofá e da cama. Refere edema de membros inferiores e aumento do volume abdominal há 7 dias. Relata medidas de pressão alterada no passado, chegando a 170 x 100 mmHg, mas nunca fez uso de medicação específica. Exame físico: taquipneico, hipocorado +/4, afebril; PA 150 x 90 mmHg; estase jugular a 45° ; presença de estertores crepitantes em 1/3 inferior de ambos os pulmões; bulhas rítmicas em 3 tempos, com terceira bulha e sopro sistólico em foco mitral, com irradiação para a axila; fígado palpável e doloroso a 4 cm do rebordo costal direito. Foram solicitados exames complementares para investigação diagnóstica etiológica, e o paciente foi adequadamente medicado para melhora sintomática. O eletrocardiograma está representado a seguir.







O paciente foi adequadamente medicado, em doses otimizadas, e, após 3 meses da terapia plena, permanecia sintomático. Foi realizado novo ecocardiograma que evidenciou: fração de ejeção do ventrículo esquerdo = 34%, dilatação de cavidades esquerdas, ausência de deficit de contração segmentar e insuficiência mitral moderada. O eletrocardiograma estava inalterado.
Em relação ao implante de dispositivo para ressincronização cardíaca, pode-se afirmar corretamente que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está relacionada ao manejo clínico de uma condição cardíaca - a insuficiência cardíaca. O paciente em questão apresenta sintomas graves de insuficiência cardíaca (dispneia aos mínimos esforços, edema de membros inferiores, aumento do volume abdominal) e exibe sinais clínicos de disfunção cardíaca (taquipneia, estertores crepitantes em pulmões, bulhas rítmicas em 3 tempos, etc.). O exame ecocardiográfico revelou fração de ejeção reduzida do ventrículo esquerdo, dilatação de cavidades esquerdas e insuficiência mitral moderada. Neste contexto, a opção E é a correta - o implante de um dispositivo para ressincronização cardíaca está formalmente indicado e haverá benefícios concretos ao paciente. A terapia de ressincronização cardíaca é uma estratégia de tratamento moderna para pacientes com insuficiência cardíaca que apresentam sintomas graves e dilatação ventricular. Ela pode melhorar a função ventricular, aliviar sintomas e reduzir a mortalidade. As outras opções não são corretas - a presença de insuficiência mitral ou distúrbios de condução não são contra-indicações para a ressincronização cardíaca, e a implementação do dispositivo não está condicionada à melhoria da fração de ejeção ou à presença de fibrilação atrial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo