Os adicionais de insalubridade e periculosidade, previstos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q263511 Direito Administrativo
Os adicionais de insalubridade e periculosidade, previstos na Lei no 8.112/90, são devidos

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 68 lei (8112/90) . Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.
  
2o
O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão.


 Gab:. A

O direito ao adicional de periculosidade ou insalubridade não se trata de um direito adquirido, ou seja, o direito ao adicional cessará quando ocorrer à eliminação do risco à saúde ou integridade física do trabalhador. Poderá ocorrer a supressão do adicional quando houver a eliminação, ou a diminuição dos agentes nocivos.

É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das DRTs, a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre ou perigosa.

Lembrando também que a pessoa recebe ou insalubridade ou periculosidade.

art.68
§°1° O servidor deverá optar por um deles.

Senhores(as), estou com uma dúvida...
Conforme bem pontuado pelo digníssimo amigo César Augusto, temos expressa vedação para a cumulação das gratificações de periculosidade e insalubridade. 
Não obstante, quando a questão recai sobre a acumulação de quaisquer dessas gratificações com aquela outra, referente ao exercício de atividades penosas (art. 71, Lei n° 8.112/90), adentramos em zona de obscuridade... Afinal, faz-se possível ou não tal acumulação? E donde consta a fundamentação legal para resposta em sentido positivo? 
Pergunto porque outro colega, em outra questão, trouxe a lume o Decreto 493/92 (regulamenta a gratificação especial de localidade; fronteiras) que, em seu quarto artigo, assim dispõe; verbis:
Art. 4°, Dec. 493/92 - A gratificação de que trata este Decreto não poderá ser percebida cumulativamente com outras vantagens semelhantes.
Então, quando fala em "vantagens semelhantes" está a tratar de vantagens semelhantes à atividade em zonas de fronteira ou, realmente, faz alusão àquelas de periculosidade e insalubridade?
Agradeço, desde já, os esclarecimentos! 
Só para descontrair, bem que poderia ter gratificação de periculosidade em localidades inóspitas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo