Analise as afirmativas abaixo a respeito dos poderes da admi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: FEPESE Órgão: SAP-SC Prova: FEPESE - 2019 - SAP-SC - Agente Penitenciário |
Q1278315 Direito Administrativo
Analise as afirmativas abaixo a respeito dos poderes da administração pública.
1. O poder vinculado, ou competência vinculada, significa a margem de livre escolha do agente administrativo para adotar ou não determinados atos, com base na conveniência e oportunidade. 2. O poder discricionário decorre da existência de hierarquia entre os órgãos e as relações funcionais da administração pública, identificando-se com o poder de dar ordens e instruções, de controlar as atividades, decidir conflitos e rever condutas de subordinados. 3. Além do poder regulamentar, destinado a explicitar o conteúdo das leis e possibilitar a sua execução, a administração detém o poder normativo, correspondente à faculdade de expedir normas para disciplinar as matérias não privativas de lei. 4. O poder disciplinar é atribuído às autoridades administrativas com a finalidade de apurar e sancionar as faltas funcionais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Julguemos cada assertiva:

1. O poder vinculado, ou competência vinculada, significa a margem de livre escolha do agente administrativo para adotar ou não determinados atos, com base na conveniência e oportunidade.

Em rigor, o conceito exposto neste item corresponde ao poder discricionário. Já o poder vinculado é aquele em visto do qual não existe qualquer margem de liberdade para o agente público, que deve tão somente aplicar estritamente a lei, nos seus precisos termos, sem espaço para juízos de conveniência e oportunidade.

ERRADO

2. O poder discricionário decorre da existência de hierarquia entre os órgãos e as relações funcionais da administração pública, identificando-se com o poder de dar ordens e instruções, de controlar as atividades, decidir conflitos e rever condutas de subordinados.

ERRADO

Desta vez, a noção conceitual apresentada vem a ser adequada ao poder hierárquico, e não ao poder discricionário, o que resulta no desacerto deste item.

3. Além do poder regulamentar, destinado a explicitar o conteúdo das leis e possibilitar a sua execução, a administração detém o poder normativo, correspondente à faculdade de expedir normas para disciplinar as matérias não privativas de lei.

CERTO

Realmente, a doutrina costuma traçar distinções entre o poder regulamentar e o poder normativo. Aquele primeiro seria privativo da Chefia do Executivo, exercitado por meio de decretos, e tem por objetivo esmiuçar o conteúdo das leis, em ordem à sua fiel execução (CRFB, art. 84, IV). Por ser de uso privativo dos chefes do Executivo, o poder regulamentar é tratado como espécie do gênero poder normativo. Este último, de seu turno, é exercido por diferentes órgãos e entidades, também tendo por objetivo a edição de atos dotados de generalidade e abstração. Pode recair, de fato, sobre matérias que não sejam submetidas à reserva legal, inclusive para fins de serem criadas normas baseadas em diretrizes gerais firmadas em lei (regulamentos autorizados).

4. O poder disciplinar é atribuído às autoridades administrativas com a finalidade de apurar e sancionar as faltas funcionais.

CERTO

Acertado o teor desta afirmativa. De fato, o poder disciplinar visa a punir infrações administrativas cometidas por agentes públicos e particulares que possuam vínculo específico com a Administração, como é o caso de pessoas contratadas por entes públicos, de pessoas internadas em hospitais públicos, de alunos de escolas e universidades públicas, dentre outros.

Logo, estão corretas as proposições III e IV, apenas.


Gabarito do professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab (C)

1. ❌ No poder vinculado Não há margem de escolha

No poder discricionário há margem de escolha ao administrador.

2. ❌  O poder que se relaciona a dar ordens , distribuir, escalonar competências ( Hierárquico)

3. Decorrente do poder hierárquico, o poder regulamentar consiste na possibilidade de os Chefes do Poder Executivo editarem atos administrativos gerais e abstratos, ou gerais e concretos, expedidos para dar fiel execução à lei.

4. O poder disciplinar consiste na possibilidade de a Administração aplicar punições aos agentes públicos que cometam infrações funcionais.

Não esquecer que aplica-se a quem tem vínculo ou a quem não tem.

Gabarito letra C

1. O poder vinculado, ou competência vinculada, significa a margem de livre escolha do agente administrativo para adotar ou não determinados atos, com base na conveniência e oportunidade. (ERRADO- O CORRETO É PODER DISCRICIONÁRIO)

 2. O poder discricionário decorre da existência de hierarquia entre os órgãos e as relações funcionais da administração pública, identificando-se com o poder de dar ordens e instruções, de controlar as atividades, decidir conflitos e rever condutas de subordinados. (ERRADO - CORRETO É PODER HIERÁRQUICO)

 3. Além do poder regulamentar, destinado a explicitar o conteúdo das leis e possibilitar a sua execução, a administração detém o poder normativo, correspondente à faculdade de expedir normas para disciplinar as matérias não privativas de lei. (CORRETO)

4. O poder disciplinar é atribuído às autoridades administrativas com a finalidade de apurar e sancionar as faltas funcionais. (CORRETO)

Apurar faltas funcionais não é um poder-dever ?

O COMENTÁRIO DO COLEGA MATHEUS, DATA VÊNIA, EM RELAÇÃO AO PODER DISCIPLINAR, ESTÁ ERRADO.

PARA APLICAÇÃO DO PODER DISCIPLINAR, EXIGE-SE SIM A NECESSIDADE DE UM VÍNCULO ESPECIAL COM A ADM. É JUSTAMENTE ESSE PONTO, O QUE O DIFERENCIA DO PODER DE POLÍCIA (QUE NÃO EXIGE ESSE VÍNCULO).

Gabarito Letra C

1. O poder vinculado, ou competência vinculada, significa a margem de livre escolha do agente administrativo para adotar ou não determinados atos, com base na conveniência e oportunidade. ERRADA..

NA VERDADE É PODER DISCRICIONÁRIO.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

2. O poder discricionário decorre da existência de hierarquia entre os órgãos e as relações funcionais da administração pública, identificando-se com o poder de dar ordens e instruções, de controlar as atividades, decidir conflitos e rever condutas de subordinados.ERRADA

O PODER AQUI É PODER HIERARQUICO.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

3. Além do poder regulamentar, destinado a explicitar o conteúdo das leis e possibilitar a sua execução, a administração detém o poder normativo, correspondente à faculdade de expedir normas para disciplinar as matérias não privativas de lei. CERTO.

QUESTÃO AUTOEXPLICATIVA.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

4. O poder disciplinar é atribuído às autoridades administrativas com a finalidade de apurar e sancionar as faltas funcionais.CERTO

QUESTÃO AUTOEXPLICATIVA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo