Mulher, 44 anos, portadora de obesidade e atualmente sedent...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622685 Medicina
Mulher, 44 anos, portadora de obesidade e atualmente sedentária, foi avaliada em unidade de saúde da família e recebeu o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica e foi orientada a praticar mudanças no estilo de vida.
De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, assinale a alternativa que contém a medida de modificação do estilo de vida que terá o maior impacto na redução dos níveis tensionais.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a hipertensão arterial sistêmica e as modificações do estilo de vida que podem ajudar na sua redução. Para resolver essa questão, é importante conhecer as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que destacam as medidas mais eficazes na redução da pressão arterial.

A alternativa correta é a A - Redução de peso corporal. A redução do peso corporal é considerada uma das intervenções mais eficazes para diminuir os níveis de pressão arterial, especialmente em indivíduos obesos. A perda de peso tem um impacto direto e significativo na queda da pressão arterial, melhorando a saúde cardiovascular de forma geral.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

B - Redução na ingesta de sódio. Embora reduzir o consumo de sódio seja uma estratégia importante para controlar a hipertensão, o impacto dessa medida pode variar entre as pessoas e geralmente não é tão significativo quanto a perda de peso, especialmente em pessoas com obesidade.

C - Prática de atividade física regular. A prática regular de exercícios físicos é fundamental para a saúde cardiovascular e pode ajudar a reduzir a pressão arterial. No entanto, o efeito isolado da atividade física pode não ser tão impactante quanto a perda de peso em indivíduos obesos.

D - Moderação de ingesta alcoólica. Reduzir o consumo de álcool pode ajudar a controlar a pressão arterial, mas não costuma ter um impacto tão significativo quanto a redução do peso corporal.

E - Dieta pobre em cálcio e rica em frutas. Embora uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e com níveis adequados de cálcio, esteja associada à boa saúde cardiovascular, a descrição da alternativa não é precisa em relação às recomendações dietéticas atuais. Além disso, o impacto na pressão arterial é menor em comparação com a perda de peso.

Com isso, fica claro que a redução do peso corporal é a intervenção que terá o maior impacto na redução dos níveis tensionais, especialmente em indivíduos com obesidade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra A - Redução de peso corporal. A obesidade é um fator de risco para a hipertensão arterial sistêmica, e a redução de peso corporal é uma medida importante para reduzir a pressão arterial. Uma perda de peso de apenas 5 a 10% do peso corporal já pode ter um impacto significativo na redução da pressão arterial. Além disso, a perda de peso também pode levar a uma redução de outros fatores de risco cardiovascular, como o colesterol elevado e a resistência à insulina. A redução na ingesta de sódio, prática de atividade física regular, moderação de ingesta alcoólica e dieta pobre em cálcio e rica em frutas também são importantes, mas a redução de peso corporal tem o maior impacto na redução dos níveis tensionais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo