Mulher, 82 anos, é admitida no pronto atendimento, trazida p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622688 Medicina
Mulher, 82 anos, é admitida no pronto atendimento, trazida por familiares, após episódio de síncope sem pródromos, enquanto estava lavando a louça do café da manhã. Referem que recobrou a consciência rapidamente e que não apresentou liberação esfincteriana. É hipertensa, dislipidêmica, diabética e portadora de arritmia cardíaca, em uso de amiodarona, metoprolol, hidroclorotiazida, atorvastatina, metformina e glimepirida. Exame físico: paciente consciente e orientada, taquipneica leve; PA = 130 x 85 mmHg; pulmões com estertores crepitantes finos em bases; bulhas rítmicas; abdome inocente. Foi realizado dextro, cujo resultado foi de 128 mg%. O eletrocardiograma na admissão está ilustrado a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

A paciente foi internada e mantida sob monitorização. Assinale a alternativa que apresenta a abordagem seguinte correta para esse caso.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para esse caso é a alternativa D - Implantar marcapasso transvenoso. A paciente apresenta uma arritmia cardíaca, que pode ser a causa da síncope sem pródromos relatada. Além disso, é hipertensa e diabética, o que aumenta o risco de complicações cardiovasculares. O ECG realizado na admissão mostra bloqueio atrioventricular de segundo grau tipo II, o que indica a necessidade de implante de marcapasso transvenoso. A suspensão das drogas cronotrópicas negativas ou a administração de atropina e noradrenalina não são as abordagens corretas para esse caso, pois não tratam a causa da arritmia. A cintilografia do miocárdio com dipiridamol pode ser útil em outros casos, mas não é indicada nesse caso específico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo