“Os conceitos de uma teoria dirigem nossa atenção para certa...
Com base no que afirma Tadeu, as afirmativas a seguir, acerca das teorias do currículo, estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
Para compreender esta questão, é fundamental entender que as teorias do currículo são maneiras distintas de enxergar e organizar os conteúdos educacionais, as experiências de aprendizagem e o próprio papel da educação na sociedade. Essas teorias são influenciadas por diferentes visões de mundo, intenções políticas, sociais e filosóficas que se refletem na maneira como o currículo é concebido e implementado nas escolas.
As teorias críticas e pós-críticas (Alternativa B) enfocam as relações entre conhecimento, identidade e poder, questionando as estruturas sociais e as desigualdades presentes no sistema educacional. As teorias pós-estruturalistas (Alternativa C) abordam como as estruturas de poder são fundamentais e estão intrinsicamente ligadas ao currículo, não podendo ser ignoradas na sua análise.
As teorias tradicionais (Alternativa D), muitas vezes, priorizam questões técnicas, como conteúdo e métodos de ensino, aceitando mais facilmente o status quo e os saberes dominantes sem questionar as bases políticas ou sociais do currículo. Já a afirmação sobre o currículo clássico (Alternativa E) reflete um entendimento histórico de como o acesso restrito à educação secundária estava ligado às classes dominantes, reforçando assim as estruturas de poder existentes.
No entanto, a Alternativa A está incorreta porque sugere que as teorias de currículo não estão envolvidas com a busca de consenso ou hegemonia, o que é contestável. Na verdade, o currículo é um campo de luta por hegemonia e consenso, onde diferentes grupos e ideologias buscam influenciar o que é ensinado e como é ensinado, buscando legitimar certos conhecimentos e visões de mundo em detrimento de outros. Portanto, as teorias do currículo estão, sim, envolvidas na atividade de garantir consenso ou obter hegemonia, seja de forma explícita ou implícita, ao contribuírem para a manutenção ou a transformação das relações de poder na sociedade.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o porquê da Alternativa A ser a incorreta e aprofundado um pouco mais seu entendimento sobre as diferentes teorias do currículo e o papel que elas desempenham em questões educacionais e sociais. Continue estudando e qualquer dúvida, estou aqui para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: A
eu curiosamente pensei que fosse a D) O currículo clássico só pôde sobreviver no contexto de uma escolarização secundária de acesso restrito à classe dominante.
pensei, não é verdade que o currículo só consiga existir próximos às classes dominantes, ele é formado e construído por elas, mas não existem apenas para essa classe.
Com base no que afirma Tadeu, as afirmativas a seguir, acerca das teorias do currículo, estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
A
As teorias do currículo não estão envolvidas na atividade de garantir o consenso, de obter hegemonia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo