O Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741/2003) definiu um marco...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa C. Vamos analisar essa questão que trata sobre o Estatuto do Idoso e entender por que essa é a alternativa incorreta, conforme foi solicitado pelo enunciado.
Na alternativa A, afirma-se que é assegurada a atenção integral à saúde do idoso pelo SUS, com acesso universal e igualitário. Isso está correto e está em conformidade com o Artigo 15 do Estatuto do Idoso, que garante o acesso à saúde de forma integral e gratuita.
A alternativa B menciona que, na falta de condições econômicas do idoso ou de sua família para prover seu sustento, o poder público deve prover tal necessidade no âmbito da assistência social. Isso também está correto e é assegurado pelo Artigo 34 do Estatuto, que dispõe sobre a obrigação do poder público em auxiliar o idoso que não tem meios para prover sua subsistência ou que seja desamparado por sua família.
A alternativa D está correta ao dizer que o idoso tem o direito ao exercício de atividade profissional, respeitando suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. O Estatuto, em seu Artigo 26, assegura que o idoso tem direito ao trabalho e deve ter sua capacidade profissional respeitada.
Na alternativa E, fala-se que os benefícios de aposentadoria e pensão devem preservar o valor real dos salários que sofreram contribuição, o que é uma disposição geral da previdência social e não uma especificidade do Estatuto do Idoso, mas não incorre em erro, pois está em consonância com os princípios previdenciários gerais.
Agora, analisando a alternativa C, a qual é a resposta incorreta, embora o Estatuto do Idoso preveja em seu Artigo 20 que o idoso tem direito a educação, cultura, esporte e lazer, não há menção a produtos e serviços que respeitem "sua peculiar condição de saúde". O que o Estatuto assegura é o acesso à cultura, educação e lazer, de modo a promover sua bem-estar, socialização e manutenção da autonomia, mas não especificamente com uma condição de saúde peculiar.
Portanto, a resposta incorreta é a alternativa C, pois ela menciona um detalhe que não está previsto da forma como foi descrito no texto do Estatuto do Idoso.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Artigo 20 do Estatuto do Idoso: "O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade."
Art. 14. Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.
A - (CORRETA) Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.
B - (CORRETA) Art. 14. Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.
C - (ERRADA) Art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade."
D - (CORRETA) Art. 26. O idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas.
E - (CORRETA) Art. 29. Os benefícios de aposentadoria e pensão do Regime Geral da Previdência Social observarão, na sua concessão, critérios de cálculo que preservem o valor real dos salários sobre os quais incidiram contribuição, nos termos da legislação vigente.
É brincadeira uma questão dessa. Sem o que fazer MEMO o examinador
C - (ERRADA) Art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade."
O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de saúde.
O pior que na prova a gente erra por passar batido. Isso é mais teste psicotécnico do que de conhecimento .3X AFF....
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo