Acerca dos agentes públicos e das funções públicas, julgue o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2275589 Direito Administrativo
Acerca dos agentes públicos e das funções públicas, julgue o item subsequente. 

É pacificado o entendimento de que os magistrados se incluem na categoria dos agentes políticos, que são os titulares dos cargos estruturais da organização política do país, razão pela qual constituem os formadores da vontade superior do Estado.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão versa sobre os agentes públicos. Espera que o candidato analise e julgue o item.   Vamos lá, pessoal!   Quanto ao tema “Juízes x Agente político”: Há divergência.   Segundo Hely Lopes Meirelles, Agentes políticos são aqueles que estão no alto escalão dos Poderes Executivo (Presidente da República, Governadores e Prefeitos e seus auxiliares (Ministros de Estado, Secretários estaduais e municipais)), Legislativo (Senadores, Deputados Federais e Estaduais e Vereadores), e Judiciário, incluindo os Magistrados.   Nesse sentido, também já entendeu o STJ. RE228.977/SP: “Os magistrados enquadram-se na     espécie agentes políticos, investidos para o exercício de atribuições constitucionais, sendo dotados de plena liberdade funcional no desempenho de suas funções, com prerrogativas próprias e legislação específica”.   Lado outro, Maria Sylvia Zanella Di Pietro entende por agentes políticos aqueles que estão no alto escalão dos Poderes Executivo e Legislativo, tão somente.   O erro da questão consiste em afirmar que são formadores da vontade superior do Estado, tendo em vista não ser essa afirmativa em caráter absoluto.   GABARITO DO MONITOR: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ementa do RE 228.977/SP: “Os magistrados enquadram-se na espécie agentes políticos, investidos para o exercício de atribuições constitucionais, sendo dotados de plena liberdade funcional no desempenho de suas funções, com prerrogativas próprias e legislação específica”.

Acredito que o erro da questão está em dizer: razão pela qual constituem os formadores da vontade superior do Estado.

Gab: E

Esse "É PACIFICADO", HUMMMMM, EU ACHO QUE NAO

Gabarito: ERRADO

A definição de agentes políticos é controvertida, pois para Hely Lopes Meirelles os agentes políticos são os componentes de primeiro escalão do Governo, investidos em cargos, funções, mandatos ou comissões, por nomeação, eleição, designação ou delegação para o exercício de atribuições constitucionais. Atuam com liberdade funcional, com as prerrogativas e responsabilidades próprias. Possuem normas privativas para sua escolha, investidura, conduta e processos por crimes funcionais e de responsabilidade cometidos, a exemplo de magistrados e membros do Ministério Público

.

Já para o respeitado doutrinador Celso Antônio Bandeira de Mello - seguido neste mesma linha por Maria Sylvia Zanella Di Pietro - os agentes políticos são os titulares dos cargos estruturais à organização política do país, ou seja, ocupantes dos que integram o arcabouço constitucional do Estado, o esquema fundamental do Poder. Daí que se constituem nos formadores da vontade superior do Estado. São agentes políticos apenas o Presidente da República, os Governadores, Prefeitos e os respectivos vices, os auxiliares imediatos dos Chefes do Executivo, isto é, Ministros e Secretários das diversas Pastas, bem como os Senadores, Deputados federais e estaduais e Vereadores. 

Fonte: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/3/edicao-2/agentes-publicos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo