Uma paciente de oitenta anos de idade deu entrad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1069605 Medicina
Uma paciente de oitenta anos de idade deu entrada no pronto‐socorro, referindo “batedeira” no peito, sudorese, desconforto torácico, tontura, dispneia e um episódio de síncope prévio. Tinha história de tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, fibrilação atrial permanente, dislipidemia e angina estável. Fazia uso de enalapril, amiodarona, metoprolol e sinvastatina. Seus sinais vitais à admissão eram: frequência cardíaca irregular; pressão arterial de 100 x 80 mmHg; saturação de oxigênio de 89% em ar ambiente; e frequência respiratória de 25 irpm. Realizou o eletrocardiograma de doze derivações mostrado a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta a ser tomada de acordo com o padrão identificado na letra C do eletrocardiograma.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A melhor conduta a ser tomada de acordo com o padrão identificado na letra C do eletrocardiograma é a alternativa A - sulfato de magnésio 1 a 2 mg IV, podendo ser repetido 0,5 a 1 mg, em sessenta segundos, caso não haja reversão do quadro. O padrão identificado no eletrocardiograma é uma taquicardia ventricular sem pulso, uma emergência médica que requer intervenção imediata. O sulfato de magnésio é um tratamento de primeira linha para taquicardia ventricular sem pulso, pois aumenta a duração do potencial de ação e ajuda a estabilizar a membrana celular. A administração de outras drogas, como amiodarona, pode ser considerada se não houver melhora com o sulfato de magnésio. O uso de cloreto de potássio e gluconato de cálcio não é indicado nessa situação. É importante lembrar que o tratamento deve ser realizado por profissionais treinados e capacitados em suporte avançado de vida.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo