Em relação a atualidades políticas e econômicas de países da...
Em relação a atualidades políticas e econômicas de países da América Latina, julgue o item.
A crise na Venezuela tende a se agravar por mais alguns
anos, devido ao fato de o país depender exclusivamente
das reservas de petróleo para o crescimento do produto
interno bruto (PIB); a estimativa de decréscimo na
economia venezuelana está atrelada às sucessivas
quedas no preço do barril de petróleo, em associação ao
aumento das energias renováveis.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A crise na Venezuela traz à cena política mundial diversas questões. Centralmente, o país passa por problemas que são ligados à queda do preço do barril do petróleo. A alta queda de exportação de petróleo do país - principal fonte econômica nacional - reflete na crise nacional. Há também questões políticas que se refletiram, durante anos, em embargos comerciais feitos pelos EUA.
A nacionalização total do petróleo nacional foi e é motivo de disputa entre diferentes pólos políticos. Sejam eles de esquerda ou direita.
Porém a crise na Venezuela nada tem a ver com o aumento das energias renováveis, que não ocupam mundialmente o mesmo lugar produtivo que hoje o petróleo tem.
Alguns economistas identificam que a politização da PDVSA - Petróleo da Venezuela (como se fosse a Petrobras do país) reflete nos processos de crise da produção de petróleo no país.
Resposta: ERRADO
Gabarito do Professor :ERRADO
Referências: BBC. Brasil. Crise na Venezuela: o que há por trás da queda vertiginosa das exportações de petróleo, que sustentam o país. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49982417 Acesso em 04 jul. 23
UOL. Mundo Educação. Crise na Venezuela. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historia-america/crise-na-venezuela.htm Acesso em 04 jul. 23
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se a pessoa lê até a parte de quedas sucessivas do barril de petróleo até poderia estar certo, o problema é a parte final que fala em aumento das energias renováveis. Não se fala nisso na venezuela, além disso, mesmo que tenha esse aumento o petróleo segue sendo super importante para a economia mundial.
Errado
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63873293
Economia da venezuela vai crescer 22% em 2022 e 5% em 2023.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo