Nos projetos coletivos do serviço social, sempre haverá um ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A relação de identidade que estabeleceu-se entre prática militante e prática profissional foi responsável por dubiedades que acabaram por confundi-las, em muitos momentos, deixando de lado suas diferenças. Por isso, equivocada é a concepção que dogmatiza os esquemas formais da política partidária como modelos que deveriam ser reproduzidos no Serviço Social.
Uma perspectiva profissional pode se articular a uma perspectiva partidária e vice-versa, essencialmente quando ambas possuem uma mesma perspectiva de classe, mas são práticas que se desenvolvem em campos diferenciados e possuem significados distintos. Deste modo, debater sobre o componente ídeo-político da intervenção profissional do assistente social não significa atribuir ao profissional um papel de militância política.
“Sabe-se que a dimensão política da profissão não se confunde com o partido político – trata-se de uma categoria cravejada por diferenças sociais e ideológicas (...)” (IAMAMOTO, 2007, p. 229).
Gabarito ERRADO.
“Sabe-se que a dimensão política da profissão não se confunde com o partido político – trata-se de uma categoria cravejada por diferenças sociais e ideológicas (...)” (IAMAMOTO, 2007, p. 229).
Nos projetos societários (como, aliás, em qualquer projeto coletivo) há necessariamente uma dimensão política, que envolve relações de poder. É claro que esta dimensão não pode ser diretamente identificada com posicionamentos partidários, ainda que se considere que os partidos políticos sejam instituições indispensáveis e insubstituíveis para a organização democrática da vida social no capitalismo contemporâneo.
A dimensão política do projeto é claramente enunciada: ele se posiciona a favor da equidade e da justiça social, na perspectiva da universalização do acesso a bens e a serviços relativos às políticas e programas sociais; a ampliação e a consolidação da cidadania são explicitamente postas como garantia dos direitos civis, políticos e sociais das classes trabalhadoras. Correspondentemente, o projeto se declara radicalmente democrático – considerada a democratização como socialização da participação política e socialização da riqueza socialmente produzida.
FONTE: A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social - José Paulo Netto.
GABARITO: ERRADO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo