Uma entidade do setor público firmou uma parceria pú...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) trata-se de uma concessão patrocinada.
Incorreta. As parcerias público-privadas, de acordo com o artigo 2º da Lei nº 11.079/2004, se dividem em duas categorias:
a) concessões patrocinadas que são aquelas remuneradas com tarifas pagas pelo usuário do serviço e também com aportes do poder público e
b) concessões administrativas que são aquelas em que a administração é usuária direta ou indireta do serviço e remunera o parceiro privado.
Na situação hipotética da questão, embora os postos de internet sejam públicos, a administração pública é usuária indireta desse serviço e, como só pagamentos feitos pelo poder público remuneram o parceiro privado, trata-se de uma concessão administrativa e não de uma concessão patrocinada.
B) o parceiro privado contratado deverá ser uma Sociedade de Propósito Específico (SPE).
Correta. Em todas as parcerias público-privadas é necessário, antes da celebração do contrato, a criação de sociedade de propósito específico pelo parceiro privado contratado, na forma do artigo 9º da lei nº 11.079/2004 que dispõe o seguinte:
Incorreta. De acordo com o artigo 10 da Lei nº 11.079/2004, a contratação de parceria público-privada será precedida de licitação na modalidade concorrência ou diálogo competitivo. Destaque-se que, em sua redação original, esse dispositivo legal determinava que a contratação da parceria dependia de prévia licitação sempre na modalidade concorrência. O dispositivo, todavia, foi modificado pela Lei nº 14.133/2021 e passou a admitir também a licitação na modalidade diálogo competitivo. Nunca, contudo, foi admitida licitação na modalidade tomada de preços para celebração de parceria público-privada.
D) o prazo do contrato não poderá ser superior a cinco anos.
Incorreta. De acordo com o artigo 5º, I, da Lei das PPPs o prazo do contrato deve ser compatível com a amortização dos investimentos realizados pelo parceiro privado, não podendo ser inferior a 5 (cinco), nem superior a 35 (trinta e cinco) anos
E) as obrigações pecuniárias do contrato de PPP não poderão ser garantidas mediante vinculação de receitas.
Incorreta. O artigo 8º, caput e inciso I, da Lei nº 11.079/2004, determina que as obrigações pecuniárias contraídas pela Administração Pública em contrato de parceria público-privada poderão ser garantidas mediante vinculação de receitas.
Gabarito do professor: B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) errado. Patrocinada tem de haver tarifa além do adicional pago pelo poder público.
B) gab. Lei 11079/04 art. 9
C) Errado. Somente concorrência.
D) errado. Não poderá ser inferior a cinco anos.
E) Errado. Podem vincular receitas sim.
E as obrigações pecuniárias do contrato de PPP não poderão ser garantidas mediante vinculação de receitas. (pode, desde que não seja de impostos).
Sobre a letra E:
(Lei 11.079/2004) Art. 8º As obrigações pecuniárias contraídas pela Administração Pública em contrato de parceria público-privada poderão ser garantidas mediante:
I – vinculação de receitas, observado o disposto no inciso IV do art. 167 da Constituição Federal;
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo