Considerando-se as deficiências nutricionais nos pacientes ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2043603 Nutrição
Considerando-se as deficiências nutricionais nos pacientes após cirurgia bariátrica que vão depender do tipo de operação realizada, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Deficiência de ferro. (2) Deficiência de tiamina (vitamina B1). (3) Deficiência de vitamina B12.

(_) É uma das deficiências mais comuns após a cirurgia de desvio gástrico. Ocorre em cerca de 1/3 dos pacientes após 1 ano de pós-cirúrgico, e existem vários mecanismos pelos quais os pacientes se tornam deficientes após o procedimento. Primeiramente, a quantidade de ácido e pepsina produzida na nova bolsa gástrica é inadequada para permitir sua liberação ligada a partir dos alimentos.
(_) É um dos déficits mais comuns após a cirurgia bariátrica, estimada em algo entre 30 e 50%. Esse déficit é particularmente prevalente nos pacientes após o procedimento secundário ao desvio de locais primários de absorção no duodeno e jejuno. A ingestão inadequada de substâncias alimentícias ricas nesse nutriente é também uma provável causa de deficiência.
(_) Sua deficiência sintomática é comum e pode ocorrer em até 18% dos pacientes após um desvio gástrico. O desenvolvimento de neuropatia periférica e encefalopatia de Wernicke secundária à sua deficiência tem sido relatado subsequentemente a todos os procedimentos bariátricos e parece ser mais comum em pacientes que apresentam vômito persistente ou perda de peso rápida após a cirurgia.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A deficiência de micronutrientes é uma importante complicação associada à cirurgia bariátrica, especialmente no primeiro ano pós-operatório. As deficiências nutricionais são observadas tanto nos pacientes submetidos à gastrectomia vertical (GV) quanto naqueles submetidos ao bypass gástrico em Y de Roux (BGYR).

As alterações nutricionais relacionadas à GV se dão por diminuição da ingestão alimentar, aumento da velocidade de esvaziamento gástrico e do trânsito duodeno-jejunal e redução da secreção de ácido clorídrico e do fator intrínseco. No BGYR, as deficiências nutricionais ocorrem tanto pelo componente restritivo, resultando em saciedade precoce, quanto pelo componente disabsortivo, consequente a retirada do duodeno e do jejuno proximal.

Considerando as descrições contidas na segunda coluna, as deficiências de micronutrientes correspondentes são:

(Deficiência de vitamina B12) É uma das deficiências mais comuns após a cirurgia de desvio gástrico. Ocorre em cerca de 1/3 dos pacientes após 1 ano de pós-cirúrgico, e existem vários mecanismos pelos quais os pacientes se tornam deficientes após o procedimento. Primeiramente, a quantidade de ácido e pepsina produzida na nova bolsa gástrica é inadequada para permitir sua liberação ligada a partir dos alimentos.

(Deficiência de ferro) É um dos déficits mais comuns após a cirurgia bariátrica, estimada em algo entre 30 e 50%. Esse déficit é particularmente prevalente nos pacientes após o procedimento secundário ao desvio de locais primários de absorção no duodeno e jejuno. A ingestão inadequada de substâncias alimentícias ricas nesse nutriente é também uma provável causa de deficiência.

(Deficiência de tiamina) Sua deficiência sintomática é comum e pode ocorrer em até 18% dos pacientes após um desvio gástrico. O desenvolvimento de neuropatia periférica e encefalopatia de Wernicke secundária à sua deficiência tem sido relatado subsequentemente a todos os procedimentos bariátricos e parece ser mais comum em pacientes que apresentam vômito persistente ou perda de peso rápida após a cirurgia.

Gabarito do Professor: LETRA B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo