Os lipídeos não são hidrossolúveis, de modo que são transpo...
(1) Quilomícrons. (2) VLDL. (3) HDL.
(_) Suas partículas contêm mais proteína do que qualquer uma das outras lipoproteínas, o que explica seu papel metabólico como reservatório das apolipoproteínas que controlam o metabolismo dos lipídeos.
(_) Suas partículas são sintetizadas no fígado para transportar os triglicerídeos e o colesterol endógenos. Os triglicerídeos respondem a 60% da partícula. Acredita-se que suas grandes partículas flutuantes não sejam aterogênicas.
(_) São as partículas maiores que transportam os lipídeos e o colesterol da dieta do intestino delgado até o fígado e a periferia. Uma vez na corrente sanguínea, os triglicerídeos dentro desse tipo de lipoproteína são hidrolisados pela lipoproteína lipase (LPL), localizada na superfície das células endoteliais no tecido muscular e adiposo.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(3) Suas partículas contêm mais proteína do que qualquer uma das outras lipoproteínas [...] = HDL tem mais proteína do que os demais
(2) Suas partículas são sintetizadas no fígado para transportar os triglicerídeos e o colesterol endógeno [...] = VLDL
(1) São as partículas maiores que transportam os lipídeos e o colesterol da dieta do intestino delgado até o fígado e a periferia. [...] = Quem transporta os produtos da digestão dos lipídeos do enterócito para as demais células? QUILOMICRONS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo