Sobre a questão social, analise as afirmativas a seguir. ...
I. Diferentes estágios capitalistas produzem distintas expressões da questão social.
II. A expressão “questão social” começou a ser utilizada a partir da década de 1970, no período de ascensão do neoliberalismo, constituindo-se em torno das grandes transformações do processo de industrialização.
III. A questão social é o produto e a expressão de sujeitos históricos e estruturas que se articulam ao mesmo tempo, ou seja, a contradição entre capital e trabalho.
Está correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A expressão “questão social” surgiu na terceira década do século XIX (CASTEL, 1998: 30), justamente quando, não por acaso, apareceu a palavra socialismo. Diversos críticos sociais, dos mais diferentes campos de atuação política e ideológica, utilizaram-se do termo para descrever as condições de vida miseráveis de uma enorme massa de trabalhadores, submetida à exploração capitalista no início da era burguesa. O uso indiscriminado da expressão “questão social” acabou por fornecer-lhe diversos conteúdos e atribuições muito diferentes, mas uma coisa é certa: todos eles se referiam ao pauperismo absoluto dos trabalhadores assalariados (NETTO, 2001)
As principais manifestações da questão social – a pauperização, a exclusão, as desigualdades sociais – são decorrências das contradições inerentes ao sistema capitalista, cujos traços particulares vão depender das características históricas da formação econômica e política de cada país e/ou região. Diferentes estágios capitalistas produzem distintas expressões da questão social (PASTORINI, 2004, p. 97, grifo nosso).
A expressão ‘questão social’ começou a ser utilizada na terceira década do século XIX, mais especificamente em 1830, constituindo-se em torno das grandes transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas na Europa ocidental e desencadeadas pelo processo de industrilização. Historicamente, essa expressão foi produzida sob o ponto de vista do poder, compreendida como ameaça que a luta de classes sociais – em particular, a classe proletária – representava à ordem política e moral instituída (CASTEL,1998)
A questão social é o produto e expressão de sujeitos históricos e estruturas que se articulam ao mesmo tempo, ou seja, a contradição entre capital e trabalho historicamente problematizado. [...] alguns autores designam questão social a naturalização e outros a problematização (PEREIRA, 2004, p. 110).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo