Em relação aos principais fatores envolvidos no desequilíbr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2043609 Nutrição
Em relação aos principais fatores envolvidos no desequilíbrio entre a baixa produção de testosterona e os altos níveis de estrogênio em homens obesos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Quando ocorre um excesso da enzima aromatase em homens obesos: os adipócitos, principalmente os da região abdominal, sintetizam grandes quantidades da enzima aromatase, que converte a testosterona e seus precursores em potentes estrogênios no organismo.
(_) Um fígado saudável elimina o excesso de estrogênio: a idade, a ingestão de álcool e certos tipos de drogas prejudicam a função hepática na eliminação do excesso de estrogênio. Dessa forma, deve-se garantir uma adequada função hepática em indivíduos obesos.
(_) O zinco é um mineral que faz a ativação natural da enzima aromatase e, por ser um antioxidante, pode contrabalancear os efeitos ruins dessa enzima.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão corretamente, precisamos entender o desequilíbrio hormonal em homens obesos, especialmente o papel da enzima aromatase e sua influência sobre a testosterona e o estrogênio.

Vamos analisar cada afirmativa para identificar a sequência correta:

(1) Quando ocorre um excesso da enzima aromatase em homens obesos: A afirmação está correta. Os adipócitos (células de gordura) produzem a enzima aromatase, que converte testosterona em estrogênio. Isso é especialmente relevante em homens obesos, onde o excesso de tecido adiposo aumenta a produção desta enzima.

(2) Um fígado saudável elimina o excesso de estrogênio: Esta afirmação também está correta. O fígado desempenha um papel crucial na metabolização e eliminação de hormônios como o estrogênio. Fatores como a idade e o consumo de álcool podem prejudicar a função hepática, dificultando essa eliminação.

(3) O zinco é um mineral que faz a ativação natural da enzima aromatase: Esta afirmativa é incorreta. O zinco é conhecido por inibir, não ativar, a aromatase. Além de ser um antioxidante, o zinco pode ajudar a manter os níveis de testosterona equilibrados, mas não contrabalanceia a ação da aromatase conforme mencionado.

Dessa forma, a sequência correta das afirmações é C - C - E, correspondendo à alternativa A.

As outras alternativas estão erradas porque:

  • B - E - C - C: A primeira afirmação está errada.
  • C - C - E - E: A última afirmação está incorreta.
  • D - E - C - E: A primeira e a última afirmações estão incorretas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Tal fenômeno é realizado por uma enzima chamada aromatase. Quando o homem chega a um peso muito acima do normal, de mais de 150 quilos, com IMC maior do que 40 Kg/m², elevam-se os níveis desta enzima aromatase e, consequentemente, uma maior quantidade de testosterona é transformada em estradiol (hormônio feminino).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo