Compete a Claudia atender Heitor respeitando suas expressões...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1153746 Serviço Social
    Claudia, de sessenta e dois anos de idade, devidamente habilitada no conselho regional de serviço social (CRESS), trabalha 25 horas semanais como assistente social, em um núcleo de saúde dentro de uma unidade de internação para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Na unidade, ela é responsável pelo acompanhamento de Heitor, um jovem transexual de dezoito anos de idade. Juntamente com Claudia trabalham Caroline, psicóloga, e Paula, pedagoga e recém-graduada em serviço social, mas ainda sem o registro profissional no CRESS. Além de exercer a profissão de assistente social na unidade de internação, Claudia é supervisora de campo para um centro universitário que oferta a graduação em serviço social. Recentemente, esse centro universitário encaminhou quatro estagiários matriculados na disciplina de estágio curricular obrigatório, para avaliação e seleção por Claudia. Na ocasião de um estudo de caso multidisciplinar em que debatiam sobre fatores de risco e proteção de Heitor, Claudia ouviu de Caroline que ele deveria “voltar a ser normal”, que a sua identidade como transexual estava deixando-o em maior vulnerabilidade social.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item, considerando as resoluções do CFESS e a Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social.
Compete a Claudia atender Heitor respeitando suas expressões e identidade de gênero, com reflexões críticas acerca dos padrões de gênero estabelecidos socialmente junto ao seu espaço sócio-ocupacional.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a C - Certo.

Vamos compreender o tema central da questão: trata-se dos princípios éticos e das competências profissionais do assistente social ao lidar com situações envolvendo identidade de gênero, conforme as resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e a Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social.

De acordo com o Código de Ética dos Assistentes Sociais (Resolução CFESS nº 273/1993), os profissionais devem respeitar e promover a liberdade, a autonomia e a diversidade, incluindo a identidade de gênero das pessoas atendidas. Isso implica em acolher e apoiar Heitor, respeitando sua expressão e identidade de gênero, e desafiar reflexões críticas sobre os padrões de gênero estabelecidos socialmente.

Além disso, a Lei nº 8.662/1993, que regulamenta a profissão de Assistente Social, prevê que é competência do assistente social promover a justiça social e a erradicação de preconceitos, assegurando os direitos das populações vulneráveis, como a comunidade LGBTQIA+.

A justificativa para a alternativa correta é clara: Claudia, como assistente social devidamente habilitada, deve atender Heitor considerando todas as diretrizes éticas e legais que promovem o respeito à diversidade de gênero. Ao fazer isso, ela não apenas cumpre sua função profissional, mas também contribui para a promoção da equidade e da justiça social, desafiando preconceitos e promovendo a inclusão.

Não há necessidade de examinar alternativas incorretas, pois a questão de concurso apresenta apenas a opção de "Certo ou Errado".

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito definitivo da Banca CERTO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo