Em junho de 2021 foi divulgado o primeiro caso de transmissã...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A transmissão comunitária é quando ocorre contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, sem histórico de viagem ou sem que seja possível definir a origem da transmissão. Alternativa B está correta.
Casos alóctones são aqueles que não são originários do país onde habita, e os casos ocorridos no texto apresentados ocorrem dentro do Brasil. Alternativa C está errada.
Casos novos podem ser alóctones ou comunitários, depende de onde ocorreu a transmissão. Alternativa D e E estão erradas .
Gabarito do Professor: Letra B
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus 2019 – covid-19 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2022.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Cadeia de infecção: um conjunto de elementos (fonte de infecção, via de eliminação, via de transmissão, porta de entrada, susceptível) relacionados, que demonstra o processo de propagação de doenças transmissíveis em populações animais.
Doença que não existia em uma região e passou a existir a partir de um caso importado, porém sem a sua proliferação. Um caso alóctone de doença é o de estrangeiro infectado na África e que dá entrada no Brasil, tendo sido tratado antes da proliferação da doença
A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.
CASO AUTÓCTONE: caso oriundo do mesmo local
CASO ALÓCTONE: caso importado de uma outra localidade
CASO AUTOCTONE:
CASO CONTRAÍDO NA ZONA DE SUA RESIDENCIA
CASO IMPORTADO:
CONTRAÍDO FORA DA ZONA ONDE SE FEZ O DIAGNÓSTICO
CASO INDICE:
PRIMEIRO, ENTRE VÁRIO CASOS, DE NATUREZA SIMILAR (FONTE DE CONTAMINAÇÃO)
CASO CONFIRMADO:
ISOLADO E IDENTIFICADO O AGENTE ETIOLÓGICO
EVIDENCIAS EPIDEMIOLOGICAS E/ OU LABORATORIAIS
B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo