O Tribunal de Contas da União atua no âmbito da fi...
De acordo com a Constituição Federal, essas decisões terão eficácia de
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, é essencial compreender a eficácia das decisões dos Tribunais de Contas, mais especificamente do Tribunal de Contas da União (TCU). Esse Tribunal tem a função de fiscalizar a gestão contábil, financeira e orçamentária da Administração Pública e, ao identificar irregularidades, pode aplicar sanções como multas. A eficácia dessas decisões está prevista na Constituição Federal.
A alternativa correta é a C: título executivo.
Na prática, isso significa que as decisões do TCU, quando determinam o pagamento de multas ou ressarcimento ao erário, possuem a mesma eficácia que um título executivo judicial. Ou seja, são consideradas como um documento que, por si só, é suficiente para exigir a execução da obrigação, sem necessidade de uma nova sentença judicial para cobrar o valor devido.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Certidão positiva: Uma certidão positiva é um documento que atesta a existência de débitos ou pendências em nome de uma pessoa ou entidade. Não se relaciona com a eficácia das decisões do TCU, pois estas não têm a função de certificar a existência de débitos.
B - Registro de débito: Embora as decisões do TCU possam gerar débitos, o termo "registro de débito" não reflete a natureza jurídica de um título executivo. O registro de débito é mais associado a controles internos e registros contábeis.
D - Dívida consolidada: Dívida consolidada refere-se ao montante total de dívida acumulada por um ente público. Não relaciona-se diretamente com as decisões do TCU, que são tomadas de forma pontual sobre irregularidades específicas.
E - Pendência administrativa: Pendências administrativas referem-se a questões internas que ainda não foram resolvidas. As decisões do TCU, por sua natureza de título executivo, já têm um caráter resolutivo e definitivo, não correspondendo a simples pendências.
Ao compreender que a alternativa correta é o título executivo, podemos ver como as decisões do TCU possuem força e eficácia no âmbito jurídico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CF, art. 71, §3º: As decisões do Tribunal de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo.
Alternativa correta: letra c)
Constituição federal:
Art. 71
§ 3º As decisões do Tribunal de que resulte imputação de débito ou multa terão
eficácia de título executivo.
Regimento interno do TCU:
Art. 215. A decisão do Tribunal, de que resulte imputação de débito ou cominação de multa, torna a dívida líquida e certa e tem eficácia de título executivo.
CF, art. 71, §3º: As decisões do Tribunal de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo.
Nesse caso título executivo extrajudicial.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo