A participação de milhões em tal indústria [cultural] impori...
A participação de milhões em tal indústria [cultural] imporia métodos de reprodução que, por seu turno, fazem com que inevitavelmente, em numerosos locais, necessidades iguais sejam satisfeitas com produtos estandardizados.
ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
Levando em consideração a perspectiva conceitual de Theodor Adorno, assinale a alternativa correta.
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Querido aluno, vamos analisar a questão e entender por que a alternativa D é a correta.
Primeiramente, a questão aborda a Indústria Cultural, um conceito importante na Sociologia, especialmente discutido por Theodor Adorno e Max Horkheimer no contexto da Escola de Frankfurt. Eles utilizam esse termo para criticar como a cultura é produzida em larga escala e consumida de forma massificada, perdendo sua essência crítica e transformadora.
A alternativa D está correta porque descreve com precisão a visão de Adorno sobre a indústria cultural. Segundo ele, a indústria cultural não se refere apenas às organizações e processos que produzem bens culturais, mas também ao modo como esses bens são utilizados para introjetar desejos de consumo na sociedade. Isso significa que os produtos culturais são padronizados e distribuídos em massa para criar necessidades e desejos homogêneos entre os consumidores.
Vamos analisar as outras alternativas e por que elas estão incorretas:
A - Afirmar que a indústria cultural é um conjunto de fábricas de insumos para o setor artístico-cultural é uma interpretação muito restrita e equivocada. A indústria cultural, segundo Adorno, vai além de fábricas de insumos; ela engloba todo o processo de produção e distribuição de bens culturais padronizados.
B - Dizer que a indústria cultural é voltada prioritariamente para a promoção da cultura de grupos socialmente marginalizados não está correto. Na verdade, Adorno critica justamente o fato de a indústria cultural promover uma cultura homogênea e massificada, que não dá espaço para a diversidade cultural de grupos marginalizados.
C - Confundir a indústria cultural com plantas industriais do tipo fordista de produção em massa de bens de consumo duráveis é um erro. O conceito de Adorno se refere à padronização e massificação dos bens culturais, não dos bens de consumo duráveis.
E - A ideia de que as indústrias culturais visam conscientizar a população para um consumo mais consciente é oposta ao pensamento de Adorno. Ele argumenta que a indústria cultural visa, justamente, criar consumidores passivos e conformistas, não críticos e conscientes.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o conceito de indústria cultural e a lógica por trás da alternativa correta.
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D
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