Questões de Concurso

Foram encontradas 591 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2512103 Sociologia
Na gestão da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (1989- 92), Marilena Chauí defendeu e promoveu uma concepção de cidadania cultural:

Eu propus a ideia da cultura como um direito, a ideia de cidadania cultural, significando: a) contra a tradição brasileira (mantida mesmo por uma parte da esquerda), declaramos que o Estado não é produtor de cultura, e sim a sociedade e que, por isso, a cultura é um direito dos cidadãos não só de ter acesso aos bens culturais, mas sobretudo de produzir cultura; e b) uma reformulação da própria ideia de cultura, pois a lei municipal definia como cultura apenas a prática das sete artes liberais e mais nada: tudo que você quisesse fazer que não fosse dança, música, teatro, cinema, escultura, ou pintura não era permitido pela lei. Um longo e difícil trabalho teve que ser feito para mudar essa situação. (…) Mas, ao longo de quatro anos, a ideia de que a cultura é um direito, a ideia de cidadania cultural “pegou” e os movimentos culturais fizeram a cultura acontecer, porque a função da SMC não era produzir cultura e sim criar condições para que ela fosse criada. Essa ideia se tornou nacional.

Chauí, Marilena. Cidadania cultural: o direito à cultura. São Paulo: Perseu Abramo, 2006.


Com base no trecho, é correto afirmar que a concepção de cidadania cultural proposta por Marilena Chauí
Alternativas
Q2512095 Sociologia
As pesquisas sociológicas conduzidas por Pierre Bourdieu sobre os museus e o consumo cultural nos anos 1960-70 na França lhe permitiram forjar os conceitos de “habitus” e “capital cultural”, duas categorias de análise importantes para analisar as políticas de democratização cultural.
A esse respeito, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um desses conceitos. 
Alternativas
Q2512093 Sociologia
Programa de intervenções realizadas pelo Estado, instituições civis, entidades privadas ou grupos comunitários com o objetivo de satisfazer as necessidades culturais da população e promover o desenvolvimento de suas representações simbólicas.
Adaptado de Coelho, Teixeira. Dicionário Crítico. São Paulo: Iluminuras, 1997, p 292.

O trecho se refere à noção de
Alternativas
Q2512088 Sociologia
Este conceito é empregado por antropólogos e sociólogos para descrever os fenômenos de interação social decorrentes do contato entre duas ou mais culturas, considerando-os como um processo de sujeição sociocultural. Um exemplo elucidativo para esses estudiosos é o contato entre os indígenas brasileiros e os europeus no período colonial, caracterizado por uma relação assimétrica de poder que compeliu os primeiros a assimilarem elementos culturais dos últimos.

O trecho caracteriza o conceito de 
Alternativas
Q2512086 Sociologia
A trajetória das políticas culturais no Brasil não parece ser nada brilhante. Nela pode-se notar a presença de três tristes tradições nomeadas como: ausências, autoritarismos e instabilidades. Tais tradições, antigas e persistentes, colocam desafios por demais atuais para as políticas culturais em nosso país.

Adaptado de “Políticas Culturais no Brasil: desafios contemporâneos”, in: Calabre, L. Políticas culturais. RJ: F. Casa de Rui Barbosa, SP: Itaú Cultural, 2015, p. 11.

Assinale a afirmativa que apresenta corretamente marcos da implementação de políticas culturais na história do Brasil.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: A
5: D